Preso por perseguição do judiciário, Lula recebe a visita de Noam Chomsky

O linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky, de 89 anos, vai visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político há quase seis meses, nesta quinta-feira (20), na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

“Vinte anos atrás tive o privilégio de conhecer Lula. Fiquei muito impressionado e continuo assim. Há 100 anos, o Brasil foi considerado o colosso do Sul, e isso esteve próximo de acontecer. O Brasil tornou-se o país mais respeitado do mundo sob a liderança de Lula”, afirmou Chomsky, durante um evento no Brasil na semana passada.

Noam Chomsky é professor do Massachusetts Institute of Technology. Desenvolveu uma teoria que revolucionou o estudo da linguística. Além disso, é um crítico radical da política, sociedade e economia estadunidense, particularmente da política externa. Foi contra a Guerra do Vietnã e mais tarde contra a Guerra do Golfo Pérsico. Escreveu “American Power and the New Mandarins” [O poder americano e os Novos Mandarins] (1969) e “Human Rights and American Foreign Policy” [Direitos Humanos e a Política Externa Americana] (1978).

O ativista é um duro crítico do neoliberalismo e dos movimentos de extrema-direita, que, segundo ele, são responsáveis por profundas desigualdades sociais.

Segundo Chomsky, o neoliberalismo surgiu durante uma crise da democracia, nas década de 1970, quando as mentes pensantes do capitalismo central se sentiram ameaçadas pelo crescimento de grupos organizados de minorias, mulheres, negros e LGBT, que buscam reivindicar seus direitos.

Contra esse movimento, as elites precisaram desenhar um novo modelo social que combatesse as greves e as lutas dos trabalhadores. “Eles diziam: ‘são marginais que devem ser colocados em seus lugares’ – ou seja, como espectadores, não participantes do processo político, enquanto a minoria de homens responsáveis comanda em nome de todo mundo”. Desde então, os lucros do mercado financeiro cresceram mais de 1000%, enquanto os salários reais declinaram.

Bolsa Família – Por outro lado, no Brasil, durante os governos progressistas do Partidos dos Trabalhadores, foram desenvolvidos e implantados programas sociais que tiraram milhões de pessoas da pobreza, além de melhorar as condições de vida nas cidades. É o caso dos programas Bolsa Família, Luz para Todos e Minha Casa Minha Vida.

Só nas duas primeiras etapas do Minha Casa Minha Vida foram entregues 3,7 milhões de moradias. Entre 2003 e 2013, por exemplo, o Bolsa Famílias injetou R$ 120 bilhões na economia do Brasil e tirou 36 milhões de pessoas da extrema pobreza. Além de, indiretamente, contribuir para a geração de emprego e renda.

Site Brasil de Fato

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100