José Aírton defende orçamento impositivo

jose airton1804 D2Em pronunciamento feito no Plenário da Câmara na última quarta-feira feira (18), o deputado José Airton (PT-CE) defendeu que o governo federal promova mudança na modelo orçamentário da União, adotando o orçamento impositivo.  Ele avalia que essa medida, além de garantir aplicação de recursos do Orçamento da União nas áreas sociais, impediria  o contingenciamento de emendas parlamentares e preservaria a autonomia do parlamento.

“Reputo essa matéria da mais alta importância porque, a meu ver, é a única forma que nós temos de resgatar o respeito e autonomia do Congresso Nacional”, defendeu José Aírton.

O petista é autor da proposta de  emenda à  Constituição (PEC 152/12) que versa sobre essa matéria. O texto prevê o bloqueio ou contingenciamento de dotações orçamentárias contidas na peça orçamentária anual que versam sobre emendas e despesas com educação, saúde e assistência social.

Segundo o deputado, o critério de liberação de recurso adotado, fragiliza a instituição e transforma os parlamentares em “pedintes do Governo para liberar as suas emendas, que são legítimas e representam as necessidades da população, sobretudo as mais carentes que vivem no interior do País”, enfatizou.

A proposta encontra-se em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também