“Educação é o caminho para atrair novos leitores”, enfatiza Newton Lima

Durante a Feira do Livro em Bogotá, o presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Newton Lima (PT-SP), participou nesta quarta-feira (18), do debate “Políticas Públicas de Promoção da Leitura e do livro”. O deputado enfatizou que embora o Brasil tenha dobrado a quantidade de livros per capita, ainda se lê pouco no país.

Ele citou a pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), divulgada neste mês, que mostra que  a média de leitura do brasileiro é de apenas dois livros por ano. O hábito da leitura, uma vez cultivado, não se desinstala nunca.  “Esse é o mais saudável dos vícios a que devemos perseguir incansavelmente, pois nos torna pessoas mais sábias, libertas e solidárias”, argumentou.

De acordo com o parlamentar, o desafio que o Brasil deve enfrentar em toda a área educacional  passa  pela aprovação, o mais rápido possível,  do Plano Nacional da Educação (PNE) com metas que vão impulsionar a melhoria da qualidade do ensino da educação básica ao ensino superior do país.

Newton Lima destacou ainda a aprovação de projetos fundamentais para impulsionar a educação como a aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional. Pela proposta, a autoridade ou agente público que deixar de aplicar o percentual mínimo das receitas tributárias na manutenção e desenvolvimento do ensino poderá responder por improbidade administrativa contra os princípios da administração pública.

O evento foi promovido pelo Centro Regional para o Desenvolvimento Livro na América Latina e no Caribe (Cerlac).

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também