Petistas destacam Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária

Vários deputados petistas lembraram no plenário da Câmara nesta terça-feira (17) a passagem do Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Diversas manifestações do Movimento Sem Terra (MST) em todo o país também reverenciaram a data.

A ação nacional faz parte do “Abril Vermelho”, que lembra aos 16 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido no dia 17 de abril de 1996, no Pará. Na ocasião, 21 trabalhadores sem-terra foram assassinados.

O coordenador do Núcleo Agrário do PT, deputado Valmir Assunção (PT-BA), afirmou que a mobilização lembra as mortes no campo e pedem mais agilidade no processo de reforma agrária em todo o país. “ Cerca de 17 Estados estão mobilizados na luta pela reforma agrária. Muitas sedes do INCRA foram ocupadas e também houve mobilização no Ministério de Desenvolvimento Agrário, justamente para denunciar as injustiças e reafirmar a necessidade de reforma agrária”, destacou.

Ao prestar solidariedade às manifestações, o deputado Marcon (PT-RS) lembrou que a data deve servir de estímulo à luta por uma reforma agrária justa. “A pauta em nosso país é clara: retomar a centralidade da reforma agrária no projeto de desenvolvimento do Brasil e punir os assassinos de Eldorado dos Carajás”, defendeu.

O parlamentar também se comprometeu a ajudar o governo a implementar uma reforma agrária consistente no país, ao ressaltar que a reforma agrária “avançou em muitos pontos tanto no Governo Lula, quanto no governo da Presidenta Dilma”.  

Ao parabenizar a mobilização nacional do MST, a deputada Luci Choinacki (PT-SC) pediu a resolução definitiva da questão de Eldorado dos Carajás. Segundo ela, a tragédia “vitimou trabalhadores que apenas buscavam justiça, e o direito a terra e à vida”.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também