Ministra e deputados do PT discutem soluções para a seca no Nordeste

 

guima plenarioA ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, recebeu nesta quarta-feira (11) a Bancada do PT do Nordeste. Os deputados nordestinos foram solicitar ao governo medidas emergenciais para minimizar os efeitos que a longa estiagem vem provocando na região.

“Precisamos de ações urgentes para centenas de municípios que já estão em estado de calamidade. Em muitas cidades já falta água até para o consumo humano”, argumentou o vice-líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), que articulou a reunião.

José Guimarães informou que até mesmo o Programa Brasil sem Miséria corre o risco de ser interrompido em vários municípios, em consequência dos efeitos da seca. A bancada apresentou à ministra um conjunto de propostas para melhorar as condições dessa população. A primeira reivindicação é a edição de uma medida provisória liberando crédito extraordinário para atender cidades de todos os estados do Nordeste que sofrem com a estiagem.

A Bancada do PT do Nordeste solicitou também a ampliação das parcelas e do valor do seguro safra. “Estamos pleiteando que o seguro passe de seis para oito parcelas e que o seu valor seja elevado de R$ 150 para R$ 200”, explicou José Guimarães. Eles reivindicaram ainda uma solução para o endividamento do produtor rural. “A nossa sugestão é suspender, pelo período que o governo definir, a suspensão da execução destas dívidas. Sem condições climáticas para produzir, esses produtores não têm condições de quitar suas dívidas nesse momento”, justificou.

A outra reivindicação dos deputados do PT é a ampliação dos Territórios da Cidadania que são beneficiados com as ações do Programa Brasil sem Miséria. Segundo o deputado Guimarães, será necessário atender pelo menos mais um território em cada estado para ajudar a minimizar a situação da população nordestina atingida pela seca. Ele citou como exemplo o estado do Ceará, que tem seis Territórios da Cidadania, mas apenas um, por enquanto, é atendido pelo Brasil sem Miséria.

A última reivindicação entregue à ministra é a distribuição emergencial de água. “É necessário e urgente que o governo reforce a distribuição de água em carro pipa, não é possível sobreviver sem água sequer para beber como está acontecendo em várias cidades do Nordeste”, defendeu Guimarães.

O vice-líder do governo ressaltou que a receptividade da ministra Ideli foi muito boa. “A Bancada saiu confiante do encontro. Tivemos a garantia de que será criado um grupo interministerial para analisar alternativas e soluções para o problema”, disse. Guimarães acrescentou que as propostas dos petistas serão avaliadas por esse grupo.

O deputado José Guimarães anunciou que a próxima ação dos deputados petistas será um encontro, na terça-feira (17), com representantes do Banco do Nordeste. No dia seguinte – quarta-feira (18)- os petistas participam de café da manhã com toda a bancada nordestina. “Nessa reunião ampliada vamos discutir ações globais para resolver o problema. A nossa expectativa é a de já poder apresentar, nesse encontro, as medidas que o governo vai implementar para acabar com as dificuldades das pessoas e ações estruturantes para evitar que tudo se repita no futuro”, finalizou.

Vania Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também