Berzoini elogia redução do spread bancário mas defende “supervisão rigorosa”

berzoini2804 D1O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) ocupou a Tribuna para “homenagear” a Presidenta Dilma Rousseff, que tomou mais uma iniciativa importante para fortalecer a economia nacional optando pela redução do spread bancário. Ele  alertou, por outro lado, que se não houver uma supervisão rigorosa por parte do Governo, a operação real do crédito nas instituições públicas federais vai mitigar esse objetivo porque,” quando se fala em redução das taxas médias, obviamente há uma taxa mínima e uma taxa máxima, e essa operação acaba se diluindo no conjunto das atividades de cada banco”, disse.

“Presidenta, olhai e vigiai para viabilizar efetivamente a redução da taxa de juros cobrada do cidadão e da empresa brasileira para aumentar nossa produtividade e nossa eficiência”, recomendou.

‘Ao orientar os bancos públicos, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, a buscarem a redução das suas margens de rentabilidade por meio da redução do spread, assegurando um crédito de melhor qualidade, com menor custo para as pessoas físicas e jurídicas do nosso País, a Presidenta toma uma decisão necessária e urgente” , disse.

Berzoini alertou, por outro lado, que se não houver uma supervisão rigorosa por parte do Ministério da Fazenda e do Banco Central, a operação real do crédito nas instituições públicas federais vai mitigar esse objetivo da Presidenta Dilma Rousseff.

Para o deputado, mais prudente e mais eficaz seria determinar uma redução linear das taxas cobradas em todas as operações, e não apenas em algumas selecionadas pelas direções dos grandes bancos federais.

“É necessário que o Brasil se ajuste à realidade internacional, na qual o crédito é muito menos oneroso para a produção, o consumo e o investimento da sociedade. Além disso, o Banco Central tem instrumentos. Nós, nesta Casa, podemos produzir outros para induzir todo o sistema financeiro a viabilizar um crédito de boa qualidade, que multiplique a produtividade no País”, recomendou.

“Hoje, o sistema bancário brasileiro é um elemento de restrição da rentabilidade da sociedade como um todo; é um concentrador de lucros. Os dados divulgados nos últimos dias sobre as maiores empresas brasileiras do setor industrial agrícola, do setor de serviços e do setor financeiro demonstram exatamente o que estou dizendo. Os maiores lucros, as maiores taxas de rentabilidade não estão na indústria, nem na agricultura, mas em alguns setores específicos de serviços e no setor financeiro”, ilustrou.
 
“É preciso, sim, induzir, por meio dos bancos públicos, a redução do spread bancário. Se não houver critério de supervisão dessa política, pode ser que daqui a alguns meses alguém desta tribuna denuncie a falta de efetividade dessa política”, alertou o deputado Berzoini.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também