Bonh Gass quer votar redução de jornada de profissionais de enfermagem

bohnGassO deputado Bohn Gass (PT-RS) defendeu em plenário a votação do projeto de lei  (PL 2295/00), que reduz a jornada de trabalho semanal dos profissionais de enfermagem. “A defesa da redução da jornada é,  antes de tudo, a defesa por melhores condições para o exercício profissional que beneficia os usuários e o sistema de saúde”, disse.

A matéria foi aprovada nas comissões de mérito da Câmara, seguiu para o Senado e está pronta para votação no plenário. A proposta fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. A intenção é assegurar isonomia dessa categoria com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

De acordo com Bohn Gass, estudos apontam que, na saúde, jornada de trabalho maior de 30 horas semanais compromete a saúde do trabalhador e diminui a qualidade do serviço por ele prestado. “Isso significa que jornadas extenuantes para  profissionais de saúde, podem expor o usuário da saúde a graves riscos. Além do mais, o profissional de enfermagem é um trabalhador sujeito à exposição a ambientes insalubres,  lida com a fragilidade do outro num momento de extrema vulnerabilidade e com a fragilidade dessa família”, ressaltou.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também