Vanderlei Siraque defende tributação diferenciada para o setor químico

vanderlei siraqueO déficit de US$ 27,5 bilhões da balança comercial de 2011, no setor químico e o aumento de 38% no déficit registrado pela indústria de transformação do plástico levaram o deputado Vanderlei Siraque (PT-SP)

a propor, em plenário, a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Setores Químico, Petroquímico e Plástico.  “O  objetivo da frente será o de lutar pela desoneração dos encargos trabalhistas da folha de pagamento do setor plástico, bem como a criação de regime tributário diferenciado para o setor químico”, disse Siraque.

Segundo o deputado, foram  recolhidas 257 assinaturas para a criação da Frente, o estatuto está sendo elaborado com a participação de vários segmentos da sociedade civil e a instalação da Frente Parlamentar- que é suprapartidária- deve acontecer no mês de maio.

Siraque, que tem ligação histórica com o setor e está à frente do movimento, propõe um debate em âmbito nacional. Os maiores vilões, na avaliação do deputado, são a guerra fiscal, a concorrência entre vários estados brasileiros e os benefícios das legislações brasileiras aos produtos que vêm da China, da Europa ou dos Estados Unidos, em prejuízo da indústria brasileira.

“Não queremos beneficiar um Estado ou prejudicar outro, mas defender os interesses da cadeia produtiva nacional, tanto dos empresários como dos trabalhadores. Os interesses da balança comercial são do País”, afirmou.

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também