Líder reafirma luta do PT contra discriminação racial

 

liderseminario2903Deputados da bancada do PT na Câmara se reuniram nesta quinta-feira (29), em seminário, para definir os encaminhamentos a serem dados às políticas públicas ligadas à promoção da igualdade racial, tendo em vista a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, em 2010.

  Na abertura do evento, o líder da bancada, deputado Jilmar Tatto (SP) reafirmou “o compromisso, a luta e a necessidade de uma ação mais efetiva do PT em relação às políticas afirmativas e à luta contra a discriminação para que negros e negras brasileiros possam ter cada vez mais voz e vez  no Brasil”.

 “O Brasil é a nova Roma que conquistou, trouxe escravos e se tornou um país com uma riqueza cultural muito grande. O Brasil é uma Roma tropical, sofrida, mas uma nação alegre”, disse o líder do PT, citando frase do antropólogo Darcy Ribeiro. O líder disse ainda do orgulho por termos, hoje,  políticas que englobam crescimento econômico, distribuição de renda e geração de empregos.

“Enquanto o mundo está em crise, temos competência para virar a página deste país e somos exemplos para o mundo ao fazermos políticas diferenciadas como a política de cotas e o Prouni, em busca de um país sem pobreza. Não é a toa que o DEM (Partido Democratas) entrou no Supremo contra a política de cotas, porque mexe com a questão ideológica da elite brasileira, daqueles que não aceitam esse Brasil de todos”, ressaltou o líder.

Na avaliação da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora do Núcleo de Parlamentares Negros do PT (Nupan), “o apoio político do partido é fundamental para que aconteça o debate nesta Casa, que priorize os projetos que dizem respeito à comunidade negra, seja nas áreas da agricultura, da demarcação das terras para os quilombolas, da saúde, da educação, e conquistas com o Estatuto da Igualdade Racial”.

O deputado Gilmar Machado (PT-MG) elogiou a iniciativa da bancada do PT de discutir as políticas de igualdade racial com destaque nos governos  Lula e da presidenta Dilma. “Ao criar a Secretaria de Política de Promoção de Igualdade Racial, o tema começou a ganhar mais compreensão da sociedade. Por outro lado, o IPEA começa a apontar a migração de classes com políticas afirmativas que combatem a pobreza e a miséria. O ideal é fazermos que as universidades, os centros de pesquisa e todos os espaços sejam cada vez mais coloridos dentro de uma sociedade que é plural”,  disse o petista.

O deputado Luiz Alberto (PT-BA) destacou as ações afirmativas implementadas pela Secretaria de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial, entre elas, o programa de enfrentamento do racismo e promoção da igualdade racial e defendeu maior envolvimento da bancada petista nas políticas públicas, principalmente, na situação das comunidades quilombolas. “Precisamos rever essa situação, já que a bancada ruralista insiste em impedir e interromper os avanços e as conquistas dessas comunidades em relação à demarcação das terras”, concluiu o petista.

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também