Assis Carvalho destaca propostas para a Rio +20

assiscarvalho2111D1O deputado Assis Carvalho (PT-PI) destacou, em plenário, as propostas do Brasil para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20 -, apresentadas pela ministra Isabela Teixeira, do Meio Ambiente, em Seminário da Frente Parlamentar Ambientalista. O debate ocorreu no último dia 27, no auditório Nereu Ramos, com as presenças do ministro Paulino Franco, do Itamaraty, e do representante da FAO no Brasil, Helder Muteia.

Para o deputado, é preciso que se destaque três pontos fundamentais: A questão da segurança alimentar; do desenvolvimento sustentável para todos; e da mobilidade urbana ou cidades sustentáveis.

O parlamentar argumentou que estes temas devem ser debatidos porque geram as desigualdades sociais. Ele quer debater a questão da extrema pobreza como eixo fundamental e, neste ponto, a escassez de água, a degradação ambiental e a fome, citando a situação do semiárido nordestino como exemplo onde o sertanejo vive as mazelas da seca e a degradação da Caatinga e do Cerrado, ameaçados pelo desmatamento.

“Todos estes pontos convergem para a questão das desigualdades, que têm sido o foco de meu mandato neste Parlamento”, argumentou o parlamentar petista, mencionando projetos de redistribuição de renda como a justa partilha do Pré-sal, a justiça fiscal, a tributação das grandes fortunas e a desoneração dos alimentos da cesta básica, como forma de combater a extrema pobreza.

Ele destacou ainda o programa da Economia Solidária como exemplo a ser seguido e criticou a proposta chamada de “Economia Verde”, imposta pelos países ricos e que, segundo ele, carece ainda de maiores informações.

“A Conferência Rio + 20 deve trazer à luz a agricultura familiar que muito tem contribuído para a produção de alimentos”, concluiu, argumentando que a questão do clima é importante, mas é preciso por na pauta questões de direitos humanos, da igualdade de gêneros, da inclusão da mulher, da juventude, do acesso a informação, novas tecnologias e, principalmente, das desigualdades sociais.  

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também