Pimenta quer restringir publicidade de bebidas alcoólicas após a Copa de 2014

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou emenda à Lei Geral da Copa que proíbe a veiculação de propaganda de bebida alcoólica ( com qualquer teor)  nos meios de comunicação de massa após o encerramento da Copa do Mundo FIFA de 2014.

 Segundo Pimenta, dados da Organização Mundial da Saúde revelam que o álcool é o agente causador de quase 4% das mortes do mundo, vitimando mais do que a violência e doenças como AIDS e Tuberculose. O público jovem, especialmente do sexo masculino, representa a maior parte das vítimas.

Paulo Pimenta ressalta que especialistas do mundo inteiro, que pensam políticas para enfrentar esse quadro, apontam o baixo custo da bebida aliado à publicidade excessiva, especialmente voltada para jovens, como a principal causa das mortes. Diante desse contexto, de acordo com o deputado, restringir a publicidade de bebidas alcoólicas é uma estratégia fundamental para reduzir o número de acidentes de trânsito e os índices de violência no país. “O Brasil é o único lugar do mundo onde não há uma relação direta entre publicidade de cerveja e mortes de jovens no trânsito”, criticou Pimenta.

Assessoria  Parlamentar

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