Qualidade e universalização devem ser eixos do novo PNE

mecA representante do Conselho Nacional de Educação, Regina Vinhaes, apresentou nesta quinta-feira (10), na Câmara, os dez maiores desafios para a construção do Novo Plano Nacional de Educação (PNE) do País, já em elaboração.

De acordo com a conselheira, o eixo principal do plano deverá ser a busca pela qualidade agregada à universalização do ensino em todas as suas etapas.

A afirmação foi feita durante o Encontro Nacional: Mais Dez – o Legislativo e a sociedade construindo juntos o novo Plano Nacional de Educação. O evento reuniu parlamentares, educadores, conselheiros e representantes da sociedade civil para debater o tema.

“A educação brasileira está efetivamente muito melhor que há dez anos, mas ainda temos alguns desafios a superar. A busca pela qualidade do ensino deve ser nossa principal meta nos próximos anos. Já temos dados que revelam que o Brasil avançou significativamente no acesso à educação, mas a universalização do ensino não corresponde à expectativa da sociedade brasileira”, afirmou Regina. A conselheira explicou que o documento que lista as prioridades para o novo plano é resultado de vários debates regionais realizados em vários municípios brasileiros, além das várias audiências públicas promovidas pela Câmara.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), presidente da Comissão de Educação da Câmara e que foi mediadora do evento, explicou que a comissão fez audiências em seis capitais brasileiras para colher sugestões para o novo plano. “Hoje tivemos a conclusão de uma rodada de seminários regionais para elaboração do Plano Nacional de Educação, que está sendo elaborado, sobretudo, pela sociedade brasileira”, disse Rosário. O Plano Nacional de Educação terá validade de dez anos e será encaminhado ao Congresso, pelo Ministério da Educação, em forma de projeto de lei.

Revolução – Para o deputado Pedro Wilson (PT-GO), o País vive uma verdadeira revolução em vários setores, em especial na educação. “Estamos vivendo uma revolução silenciosa em vários aspectos no Brasil, mas a principal delas é na educação. Esperamos avançar ainda mais nos próximos anos no ensino integral, que elevará ainda mais a melhoria do ensino no País”, afirmou o parlamentar que integra a Comissão de Educação.

Dez eixos – O documento apresentado pelo Conselho Nacional de Educação traz as seguintes orientações para a construção do Plano Nacional de Cultura: busca pelo fim do analfabetismo, inclusive o funcional; universalização do ensino gratuito da creche ao ensino médio; democratização do ensino superior; expansão do ensino profissional; respeito ao ensino especial e indígena; expansão do ensino integral; integração dos planos educacionais federais, estaduais e municipais; ampliação dos investimentos para alcançar, em 2014, 10% do Produto Interno Bruto; estabelecimento de metas para a educação e valorização dos profissionais.

Edmilson Freitas

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100