Parlamentares lembram luta pela eliminação da discriminação racial

lutaracialParlamentares da bancada do PT lembraram em plenário, nesta quarta-feira (21), o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março. O dia foi instituído pela ONU em memória do massacre de Shaperville, em Joanesburgo, na África do Sul.

Em março de 1960, durante o regime do apartheid, centenas de negros foram mortos pelo exército durante uma manifestação pacífica contra a lei do passe, que obrigava os negros a portar cartões de identificação para especificar os locais onde podiam circular.

              De acordo com a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) a data é o momento de refletir sobre o problema da discriminação racial. “Mesmo que não tenhamos vivido em um passado recente algo tão contundente como o massacre de Shaperville, sabemos que no Brasil ainda se vive um regime feroz de exclusão e discriminação da população afrodescendente”. A petista disse ainda que também é o momento “para comemorar os avanços conquistados relativos à questão, nos últimos anos, em nosso País”, frisou Benedita da Silva.

              O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) saudou “os grandes homens e mulheres que todos os dias batalham pela igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, na educação e no convívio social. No Dia Internacional de Combate ao Racismo, não lembremos apenas as grandes lutas, mas as cotidianas, de milhões de negros e negras”.

              Para o deputado Vicentinho (PT-SP) é necessário sempre lembrar o massacre de Shaperville, mas é preciso lembrar também os avanços que aconteceram no mundo e no Brasil, “como a criação deste dia pela ONU e as ações afirmativas instituídas a partir do primeiro mandato do presidente Lula”. No entanto, Vicentinho acrescentou que a luta continua, “pela conscientização e leis que assegurem cada vez mais o direito à dignidade humana”.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também