Sob os olhares de centenas de agentes de saúde, que lotavam as galerias da Câmara, o plenário aprovou ontem o segundo turno da proposta de emenda à Constituição 391/09, que trata do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), relatora da proposta na comissão especial, afirmou que a aprovação é um ato de justiça que vai beneficiar mais de 300 mil profissionais em todo o país. “Essa categoria exerce papel extremamente importante no contexto da saúde pública do nosso País e parabenizo todos os profissionais. Valeu o sonho e valeu a luta”, disse a parlamentar petista. A proposta segue para apreciação do Senado.
Clima – Os deputados aprovaram ainda as emendas do Senado ao PL 18/07, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima. A principal mudança é a inclusão, no texto, da meta de corte de emissões de gases do efeito estufa que o Brasil levou à Conferência do Clima, em Copenhague. A matéria será enviada à sanção presidencial.
Gizele Benitz