Lula é o candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República e não existe outra hipótese, não existe “plano B”, não existe forma de impedirem que ele seja inscrito candidato em 15 de agosto. Está é a convicção dos deputados Paulo Lula Pimenta (RS), líder do PT na Câmara, e José Lula Guimarães (PT-CE), líder da Oposição na Câmara, que visitaram o ex-presidente em Curitiba nesta quinta-feira (24). Eles relataram, emocionados, que encontraram o ex-presidente disposto, animado e preparado para ser presidente de novo.
“Eu saio deste encontro mais forte e mais animado do que cheguei e com a certeza de que não existe plano B ou C, Lula é o nosso candidato. Não existe chance de nós apoiarmos outro nome. Isso está fora de cogitação”, reforçou Paulo Pimenta. Acrescentou ainda que Lula será eleito no primeiro turno. “Quando essa discussão – se o Lula pode ou não ser candidato – chegar no Supremo Tribunal Federal, o que estará sendo discutido não é se ele pode ser candidato, mas se o presidente eleito poderá assumir”.
Paulo Pimenta disse que tem certeza de que Lula será eleito com mais de 50 milhões de votos, com reconhecimento internacional e com apoio do povo. “Isso porque Lula é a única pessoa que pode tirar o País dessa crise. Porque o povo tem saudade do Lula e espera que ele volte a presidir o Brasil para gerar emprego, criar oportunidades, melhorar a vida das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam”, afirmou.
José Guimarães enfatizou que é impressionante o entusiasmo do ex-presidente Lula, que é grande sua indignação com tudo o que está acontecendo com o Brasil e que é imensa sua gratidão por toda a solidariedade e confiança que tem recebido. “Lula nos inspira com a sua energia, com a sua vontade e com a sua clareza sobre a responsabilidade que ele tem, por ser a única pessoa que neste momento pode unir o Brasil e pode fazer com que País saia desta crise”.
Desafio – Paulo Lula Pimenta destacou que o grande desafio do PT agora é fazer a mais linda, apaixonante e entusiasmada campanha da história deste País para eleger Lula no primeiro turno. “Por isso, temos que nos manter de cabeça erguida e determinados a levar a mensagem que ele deixou antes de se tornar preso político. Temos que ser as pernas e a voz dele nesse período”.
Paulo Pimenta e Guimarães enfatizaram que Lula pediu para avisar a todos os brasileiros que ele está voltando. Eles anunciaram ainda o pré-lançamento da campanha Lula Presidente, neste domingo (27) em todo o País. O lançamento oficial da pré-campanha ocorrerá em ato nacional, no dia 9 de junho, em Belo Horizonte. Nessa data, serão lançadas também as pré-candidaturas dos candidatos a governadores pelo PT.
Indignação – Mesmo animado e determinado, Pimenta e Guimarães relataram que o ex-presidente está indignado com sua prisão política, justamente por ser inocente e por saber que será inocentado quando os processos chegarem aos tribunais superiores. “Ele continua desafiando o juiz Sergio Moro e os juízes do TRF 4 a apresentarem uma prova sequer contra ele”, acrescentou Paulo Lula Pimenta.
Comissão – O líder do PT anunciou ainda que durante a visita a Lula foi confirmada a data e o horário para a inspeção da Comissão Externa da Câmara no local onde Lula se encontra. Pimenta é o coordenador da comissão. “Hoje estou aqui como amigo, na próxima semana tanto eu como o Guimarães voltaremos como representantes do Parlamento”, explicou.
Vânia Rodrigues