Boletim 84 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 18/05/2018 – 23:00
1- Os ex-ministros de Direitos Humanos Nilmário Miranda, Paulo Vannuchi e Rogério Sotilli foram nesta noite à sede da Polícia Federal onde Lula encontra-se detido como preso político a fim de tentar visitá-lo. Não conseguiram e deixaram três mensagens que foram entregues ao ex-presidente da República. Na saída da PF, eles afirmaram que conversaram com o delegado responsável e que uma visita será solicitada por intermédio da defesa de Lula. Eles ainda denunciaram que a prisão de Lula é injusta e arbitrária, consequência de um processo parcial que levou a uma condenação sem provas. Os três ex-ministros frisaram que vão seguir denunciando em diferentes foros que a prisão de Lula é uma grave infração aos direitos humanos.
2- Nilmário Miranda e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Tadeu Veneri (PT), participaram do tradicional “bom dia, presidente Lula” e depois falaram aos acampados sobre as violências jurídica e midiática cometidas contra Lula. Eles participaram de um debate sobre o movimento antimanicomial e Nilmário concedeu entrevista coletiva à imprensa. Leia mais: http://www.pt.org.br/nilmario-isolamento-de-lula-e-como-pena-adicional-sem-amparo-legal/
3- O ex-ministro Paulo Vannuchi marcará presença na Vigília Democrática #LulaLivre na manhã deste sábado (19). Vanucchi participou na noite desta sexta-feira (18) de um debate na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e levou uma carta do ex-ministro de Direitos Humanos do governo FHC (1995-2002), Paulo Sérgio Pinheiro, que também denuncia a farsa judicial do juiz Sérgio Moro e a injustiça cometida contra Lula. De acordo com Vannuchi, Pinheiro também estaria no debate, mas está em Nove Iorque em reunião da ONU.
4- Durante toda a tarde desta sexta-feira foram realizadas diversas agendas com representantes dos movimentos negros do Brasil em defesa de #LulaLivre. O secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, a ex-secretária de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, a presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Anna Benite, e Georgina Lima (ABPN /Sul) participaram de um ato sobre a prisão de Lula e também sobre os avanços de seu governo nas políticas sociais, educacionais e de combate ao racismo.
5- Em nota, a coordenação da Vigília #LulaLivre reafirma que qualquer doação seja feita pelos canais oficiais já divulgados pela organização. No caso de doações em dinheiro é o site www,vigilialulalivre.pt.org.br e, no caso de doações de alimentos ou agasalhos, devem ser feitas na tenda da Vigília. A coordenação alerta para que as pessoas não doem para contas de pessoas físicas, uma vez que mensagens têm sido disparadas com esse intuito. A Secretaria Nacional de Finanças do PT também divulgou nota: http://www.pt.org.br/emidio-de-souza-site-oficial-e-unica-forma-de-arrecadar-para-vigilia/
Boletim 84 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 18/05/2018 – 23h00