Pepe Vargas assume compromisso com superação de pobreza no meio rural

possepepeministroO novo ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Pepe Vargas, assumiu a pasta nesta quarta-feira (14) com o compromisso de fortalecer a reforma agrária e buscar superar a pobreza extrema do meio rural. “Sonhamos com um Brasil rural plenamente desenvolvido, constituído por enorme classe média rural”, afirmou.

Ele destacou que 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são provenientes da agricultura familiar – alvo de políticas da sua pasta. “É por isso que queremos fixar no imaginário brasileiro que o Ministério do Desenvolvimento Agrário é o ministério do desenvolvimento econômico”, acrescentou.

            Durante a cerimônia de posse, a presidente Dilma Rousseff elogiou o deputado Afonso Florence (PT-BA) pelo trabalho desenvolvido no ministério. “Quero agradecer Florence por sua dedicação ao governo, pela sua lealdade, pela sua seriedade e por tudo que coordenou nesses 14 meses à frente do Ministério do Desenvolvimento Agrário”. Dilma destacou que Florence “deixa um legado de realizações, capacidade de diálogo e continuidade da paz que vivemos no setor rural no campo brasileiro”.

            Pronacampo – Dilma anunciou ainda que nos próximos dias o governo lançará um novo programa voltado para agricultores, o Pronacampo. O objetivo, explicou, é assegurar que essas populações tenham acesso às mesmas condições educacionais e garanta a elas também acesso à educação profissional”, disse.

            Aplaudido, Afonso Florence, parabenizou Pepe Vargas e citou resultados de sua gestão. Ele destacou os investimentos na área de reforma agrária no ano passado. O orçamento total gasto pela pasta foi de R$ 773 milhões – superior ao esperado, de R$ 530 milhões. Ele também lembrou que, “dos 28 milhões de homens e mulheres que saíram da faixa da pobreza e da pobreza extrema, 4,8 milhões vieram da zona rural”.

            O líder da Bancada do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), prestigiou a posse e elogiou Vargas. “O deputado Pepe Vargas vai fazer falta aqui na Câmara. Ele é dinâmico, um bom articulador. Tenho certeza de que vai continuar o excelente trabalho que o ministro Afonso Florence estava fazendo”. O líder desejou boa sorte ao novo ministro e afirmou que ele poderá contar com a bancada do PT para aperfeiçoar e implantar cada vez mais políticas ligadas ao campo, principalmente para o médio e pequeno produtor.

            Prestigio – Uma comitiva de prefeitos e deputados de Santa Catarina compareceu à cerimônia para cumprimentar o ministro. Para o deputado Pedro Uczai (PT-SC), a nomeação de Pepe Vargas vai permitir avanços necessários ao fortalecimento da agricultura familiar e, em especial, nas políticas de enfrentamento e prevenção das estiagens que castigam Santa Catarina.

            Substituição – O deputado Paulo Ferreira (PT-RS) assumiu a vaga deixada por Pepe Vargas, na Câmara. O deputado Afonso Florence também reassumiu hoje (14) o seu mandato na Câmara.

 

Vânia Rodrigues, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também