MEC muda regras do Enade

            O Ministério da Educação vai mudar as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O anúncio foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante, durante a sua participação em audiência pública hoje (14), na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. “A prova do Enade, que era aplicada somente aos alunos universitários do último semestre, passará a ser aplicada também aos alunos do penúltimo semestre”, explicou o ministro. As mudanças, acrescentou, já valerão para a edição deste ano.

            Aloizio Mercadante afirmou que a mudança vai sanar um problema identificado pelo Ministério “As instituições de ensino não poderão mais postergar a formatura do aluno por um semestre, intencionalmente ou não, para poder eventualmente melhorar o desempenho no Enade”. O ministro acrescentou que o objetivo da mudança é ter uma verdadeira avaliação da instituição.

            As provas do Enade são aplicadas anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a estudantes concluintes e ingressantes de cursos superiores de universidades públicas e particulares. A cada ano são avaliados cursos específicos de graduação, com o objetivo de verificar a qualidade do ensino oferecido. As instituições que apresentam resultados insatisfatórios podem sofrer sanções pelo MEC, como corte de vagas e até fechamento do curso.

            Segundo o ministro Mercadante, as novas regras do Enade serão publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15).

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também