Guimarães e Zarattini ressaltam importância de decisão da 2ª Turma do STF

Os deputados José Lula Guimarães (PT-CE), líder da Oposição na Câmara, e Carlos Lula Zarattini (PT-SP) reforçaram em plenário nesta terça-feira (24) a relevância da decisão tomada pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de retirar das mãos do juiz Sérgio Moro trechos de delações de executivos da Odebrecht referentes ao ex-presidente Lula. “Significa que a 2ª Turma não se submeteu à pressão midiática e tomou uma decisão à luz da Constituição”, destacou Guimarães. “Essa decisão começa a repor as coisas nos seus devidos lugares”, ressaltou Zarattini.

Com a decisão, os depoimentos referentes ao chamado sítio de Atibaia e à suposta aquisição de terreno para o Instituto Lula serão enviados à Justiça Federal de São Paulo, já que nada têm a ver com a Petrobras e, consequentemente, com a Lava Jato, sob a responsabilidade do juiz de Curitiba. “Sabemos que havia toda uma movimentação por parte de Moro e dos procuradores da Lava Jato para julgar em tempo recorde e condenar novamente o presidente Lula”, denunciou Guimarães.

Para o parlamentar cearense, o fato é importante para a democracia como um todo e não apenas para o ex-presidente Lula, já que os acontecimentos recentes do País revelam estar em curso no Brasil um regime de exceção. “Esse fato é relevante, porque havia toda uma pressão para que os processos seguissem o tal matadouro político que está instalado na Justiça Federal de Curitiba. Retornar para São Paulo abre a perspectiva de se voltar a seguir nossa Constituição”, afirmou.

Zarattini lembrou que as decisões tomadas tanto pelo juiz Moro como pelo Tribunal Regional Federal – 4ª Região (TRF-4) têm regularmente atentado contra o devido processo legal, não apenas condenando Lula, mas perseguindo o ex-presidente. “O senhor juiz Sérgio Moro não é o juiz supremo deste País, porque a nossa Constituição garante que não pode haver julgamento de exceção. E o que está se fazendo em Curitiba são julgamentos de exceção. E mais que isso: estamos assistindo a cada dia novidades que botam por terra a condenação do presidente Lula”, reforçou o parlamentar, referindo-se à farsa do tríplex do Guarujá.

A decisão da 2ª Turma do STF nesta terça-feira atendeu a um recurso apresentado pela defesa de Lula contra uma determinação do ministro Edson Fachin, do STF, que enviou à primeira instância depoimentos de delatores da Odebrecht. Em nota, o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin, disse que a decisão confirma o que sempre foi dito pela defesa: “Não há qualquer elemento concreto que possa justificar a competência da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba nos processos envolvendo o ex-presidente. Entendemos que essa decisão da Suprema Corte faz cessar de uma vez por todas o juízo de exceção criado para Lula em Curitiba, impondo a remessa das ações que lá tramitam para São Paulo”.

 

 

PT na Câmara

Foto: Banco de Imagem Site: Google

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100