Petistas lamentam mortes e destruição em estação brasileira na Antártica

antarticaDeputados do PT lamentaram nesta segunda-feira (27) as mortes de dois militares ocorridas durante incêndio que destruiu a Estação Comandante Ferraz, na Antártica, na madrugada do último sábado (25). Os parlamentares também lembraram a importância da base para o setor científico do País, e elogiaram a decisão da presidenta Dilma Rousseff que, em nota oficial, prometeu reconstruir a estação.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), que visitou o local a convite da Marinha, em 2011, destacou a importância das pesquisas realizadas na estação para a preservação da vida no planeta. “Esse desastre é lastimável. Primeiro, pelas vidas ceifadas, e também pelo que aquele polo de pesquisa representava para o nosso País. Ao ser signatário de tratados internacionais se responsabilizando pela preservação daquele continente, o Brasil tem o papel de não apenas preservá-lo, mas também de estudar os efeitos do continente antártico sobre o clima do planeta”, destacou o parlamentar.

O parlamentar também enfatizou que, pessoalmente, sempre apoiou os trabalhos desenvolvidos na base científica, inclusive destinando a ela parte das emendas parlamentares a que tem direito no Orçamento da União. Fernando Ferro faz parte da Frente Parlamentar em Defesa do Programa Antártico Brasileiro.

Para o deputado Josias Gomes (PT-BA), a dedicação dos cientistas e militares ao trabalho na Estação Comandante Ferraz foi o ponto que mais lhe chamou a atenção na visita que realizou ao local, em junho de 2004. “Sou testemunha do carinho que os militares e cientistas que lá trabalhavam tinham com aquela missão. Chegando, por vezes, a passar meses longe da família e dos amigos. A morte dos dois militares ocorreu justamente porque tentaram salvar as instalações da base, e as pesquisas realizadas lá”, disse.

Já a deputada Luci Choinacki (PT-SC), ao também lamentar a morte e a destruição da estação de pesquisa, reafirmou o seu desejo de conhecer as futuras instalações da base. “Para mim, foi um choque saber das mortes e da destruição causadas pelo incêndio. Por três vezes fui convidada pela Marinha a visitar a base na Antártica mas, infelizmente, já com as malas prontas, todas as vezes aconteceram imprevistos que impediram a minha viagem. Após a reconstrução anunciada pela presidenta Dilma, espero ser convidada de novo, e da próxima vez não deixarei de ir”, afirmou a deputada.

Ao também lamentar as mortes ocorridas no incêndio, em plenário, o deputado Sibá Machado (PT-AC), propôs a destinação de parte dos recursos do pré-sal para ser investidos em ciência. “É mais do que justo que incrementemos, na lei do pré-sal, um percentual de pelo menos 7% do global das arrecadações dos royalties para destinar à ciência, pesquisa, tecnologia e inovação no Brasil”, ressaltou.

Base– A Estação Antártica Comandante Ferraz é uma base antártica pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, a 130 km da Península Antártica, na baía do Almirantado.

A estação começou a operar em seis de fevereiro de 1984, levada ao continente, em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Teffé. Atualmente abriga cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis.

 

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também