Erika destaca conquistas das mulheres em véspera de data comemorativa

erikaplenario

 

A deputada Erika Kokay (PT-DF) ocupou a Tribuna da Câmara esta semana para fazer um discurso alusivo ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado em 8 de março,

e falou das conquistas das mulheres a partir da segunda metade do século XX e da necessidade de ampliar a participação feminina no Poder Legislativo.

A deputada destacou as atividades programadas pela Bancada Feminina da Câmara com o objetivo de comemorar a data. Este ano, as homenagens farão referência aos 80 anos do direito de voto das mulheres, completados dia 24 último.

O voto feminino resultou de um longo processo de luta pela participação das mulheres na política. No Brasil, as mulheres passaram a ter o direito de votar nas eleições nacionais a partir de 24 de fevereiro de 1932 (Era Vargas). “Essa conquista foi tecida com muita luta, com muita dor, da mesma forma como ocorreu com a Lei Maria da Penha”, ressaltou Erika Kokai .

A parlamentar contou que foi solicitado ao Colégio de Líderes e ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), que haja uma agenda legislativa com recorte de gênero no dia 8 de março ou durante todo o mês com o objetivo de valorizar a data. O dia 8 de março foi escolhido para reverenciar a luta das mulheres de todo o mundo por conta de um episódio ocorrido em 1857, nos Estados Unidos, quando 129 mulheres morreram carbonizadas porque decidiram lutar pelo direito a uma jornada de trabalho menor e mais humana.

Para finalizar, Erika disse que a luta é para que as mulheres possam ter mais espaço de poder sem abrir mão da condição feminina. Hoje, no Brasil, a média é de 9% de mulheres nas Câmaras de Vereadores, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. “Queremos, sim, ter o poder da caneta, do microfone, mas queremos continuar usando o batom. Essa mulher do século XXI quer abrir e ocupar todos os espaços naturais da condição humana” disse.

Michelle Rocha, estagiária de jornalismo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também