Governo intensifica campanha para uso de preservativo no carnaval

padilhaCom o tema “no carnaval rola de tudo, só não rola sem camisinha”, a campanha deste ano, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, chama atenção para a prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

As peças publicitárias, além de fazerem apelo para o uso regular de preservativo, procuram sensibilizar especialmente a juventude para o fato de que a Aids não tem cura e é preciso redobrar a atenção no período carnavalesco.

O ministério, através do Sistema Único de Saúde (SUS) vai distribuir cerca de 83 milhões de camisinhas em todo o país, neste carnaval. Durante o período de festa, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participará de várias atividades de mobilização e prevenção da Aids.

Além da população heterossexual, a campanha tem como foco a comunidade gay, na faixa etária de 15 a 24 anos. Dados de 1998 a 2010, do próprio ministério, apontam um aumento de 10,1% de incidência da doença entre gays nesta faixa etária.

Relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos internacionais, divulgados no ano passado, indica infecção de cerca de 2.500 jovens, por dia, em todo o mundo. O Boletim Epidemiológico de 2010, do ministério da Saúde, revela a existência de 592.914 casos no Brasil, registrados desde 1980. Ainda, segundo o relatório, a incidência do HIV entre jovens de 17 a 20, em 2009, passou 0,09% para 0,12%.

Benildes Rodrigues com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também