Assis do Couto quer mais atenção para temas da agricultura familiar

O deputado Assis do Couto (PT-PR) defendeu, em plenário, a reavaliação da posição do governo federal sobre as propostas previstas para agricultura familiar e agronegócio no ano de 2012. Citando a mensagem presidencial entregue ao Congresso Nacional no início dos trabalhos legislativos deste ano, o deputado Assis do Couto avaliou como “singelo demais, para uma ação que possui papel extremamente relevante na superação da pobreza rural e na garantia da soberania e segurança alimentar”.

Na avaliação do parlamentar petista, no que diz respeito ao acesso à terra, o governo federal “parece insistir” em um modelo que se encontra superado. “As prioridades do Programa Nacional de Crédito Fundiário para 2012 continuam direcionadas à ampliação do número de famílias com acesso ao PNCF, bem como à ampliação do atendimento de famílias”.

Faltou também, de acordo com Assis do Couto, uma ação específica de incentivo ao cooperativismo. “Justamente no momento em que a Organização das Nações Unidas declara 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. É importante que o Estado brasileiro atenda ao chamado efetuado por esse organismo internacional, prestando atenção àqueles que precisam se organizar econômica, social e culturalmente em cooperativas para enfrentar um mercado cada vez mais monopolizado por grandes grupos empresariais”, disse.

O deputado Assis do Couto afirmou ainda que pretende buscar “por meio de ações nesta Casa Legislativa e no Poder Executivo a reavaliação da posição de governo sobre esses sensíveis e importantes temas para a agricultura familiar”.

 

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também