Paulo Teixeira faz balanço e mostra contribuição da bancada do PT para o País

pauloliderO deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que concluiu seu mandato de líder da Bancada do  PT, fez nesta sexta-feira (10), na tribuna da Câmara, um discurso com reflexões sobre momentos relevantes da história nacional e internacional,

 

e as mudanças implementadas pelos Governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, que foram fundamentais para o Brasil ter conquistado o posto de 6ª maior  economia do mundo. O retrospecto serviu de base para mostrar as contribuições da bancada do PT no processo vitorioso em curso no Brasil, em especial no ano de 2011.

 De início, Paulo Teixeira citou o colapso da Bolsa de Nova York, em 1929, que foi base da queda da República Velha no Brasil, criando as condições para a revolução de 1930, que levaria Getúlio Vargas ao poder e abriria um período prolongado de industrialização do País. Falou também da 2ª Guerra Mundial que contribuiu para reforçar o processo de industrialização e ajudou a criar as condições para o Brasil chegar ao fim do conflito com as contas equilibradas e sem dívida externa.

 “É a leitura desta história que nos permite sustentar que as crises no centro do sistema capitalista internacional podem ser encaradas como oportunidades para fazer com que o Brasil e seus vizinhos avancem em seu processo de desenvolvimento econômico, conquistem novos espaços no cenário mundial e incrementem o índice de desenvolvimento humano de seus povos”, disse Paulo Teixeira.

 O parlamentar sustentou essa tese para falar dos grandes avanços conquistados nos governos de Lula e de Dilma Rousseff a partir das medidas adotadas para vencer as consequências da crise internacional de 2008, diferentemente das opções adotadas por FHC diante de várias crises do capitalismo em seu período de governo: México, Rússia e Sudeste Asiático.

 “Parece que a história reservou à nova geração de líderes da América do Sul o destino de conduzir, com sucesso, projetos ainda mais ambiciosos do que aqueles que foram conduzidos por seus antepassados ilustres”, afirmou o deputado.

 Ele citou o fato de o País já ocupar a posição de 6ª maior economia do mundo, promovendo crescimento econômico com distribuição de renda, criando uma numerosa classe média e lutando para ampliar os programas sociais de forma a eliminar o que ainda resta de pobreza absoluta.

 Teixeira aproveitou também para enaltecer a posição da bancada petista na construção desse projeto. Disse que, para preservar as conquistas já realizadas e ampliá-las cada vez mais, os deputados do PT, que, segundo Paulo Teixeira, sempre souberam combinar a lealdade ao governo com a defesa das bandeiras partidárias, devem prosseguir na batalha por temas fundamentais. Citou como exemplos as reformas Política, Tributária, do Estado e o marco regulatório para os meios de comunicação.

 Paulo Teixeira destacou ainda o papel específico da bancada no primeiro ano do mandato da presidenta Dilma Rousseff, no debate de temas de interesse nacional: o RDC (Regime Diferenciado de Contratação), o Super Cade, o TAV (Trem de Alta Velocidade), o Supersimples, a Lei Geral da Copa, a reforma do Código do Processo Civil, a Política Nacional da Valorização do Salário Mínimo, o Plano Nacional de Acesso ao Ensino Profissional e Técnico, entre outros.

 Paulo Teixeira ressaltou também a unidade da bancada na defesa do governo, sem abrir mão das bandeiras do partido, e disse que ela soube tratar seus aliados com lealdade e franqueza, administrando as divergências. Aproveitou para agradecer ao líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e ao relator do Orçamento da União de 2012, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Agradeceu ainda aos assessores e a todos os funcionários da bancada.

“Este é o breve balanço que faço da nossa atuação em 2011. Estou certo de que a bancada deu uma contribuição importante à sustentação de um governo que prossegue na execução de um projeto bem-sucedido, iniciado pelo Presidente Lula e que prossegue agora sob a direção da Presidenta Dilma Rousseff”, finalizou.

Tarciano Ricarto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também