Campanha da Fraternidade 2012 aborda saúde pública

PAdre TONO deputado Padre Ton (PT-RO) ocupou a tribuna da Câmara esta semana para discursar sobre a saúde no Brasil, citando os problemas enfrentados pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e do sistema privado.O deputado aproveitou a ocasião para falar sobre a Campanha da  Fraternidade 2012, que tem como tema “Fraternidade e saúde Pública”.

A campanha, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como objetivo convidar os cristãos a refletir sobre a realidade da saúde do Brasil. Segundo o deputado, um dos objetivos da campanha deste ano é chamar a atenção para “uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das  pessoas na atenção aos enfermos”, bem como promover uma mobilização por melhoria no sistema público de saúde.

Um dos desafios, segundo o parlamentar, é elevar a quantidade e a qualidade no atendimento à população, tanto na rede pública de saúde quanto na privada, já que os usuários pagam caro por um plano de saúde e, mesmo assim, sofrem com as dificuldades de acesso aos serviços contratados. “O caso recente mais dramático foi a morte do ex-secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento Duvanier Paiva Ferreira, que bateu à porta de três hospitais particulares de Brasília sem receber atendimento” destacou.

Padre Ton falou da regulamentação da Emenda Constitucional 29 como um passo para a resolução do problema da escassez de recursos na saúde pública. Porém, ressaltou que não é uma solução definitiva, já que o investimento do País no setor ainda não é suficiente para promover uma saúde de melhor qualidade. “Não podemos aceitar sem nos indignarmos que o povo, especialmente os mais pobres, continue sendo  humilhado nas emergências dos hospitais e em filas desumanas” disse.

Ao fim do discurso, o deputado disse que a questão da saúde será debatida em milhares de grupos de reflexão, comunidades eclesiais de base e paróquias, para avançar ainda mais na consolidação de uma política de saúde universal, integral e justa com os mais necessitados.

Michelle Sena, estagiária de Jornalismo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também