Seminário discute defesa nacional e desafios do Brasil na área

ZaraO desafio do Brasil diante de um cenário em que as riquezas minerais e as megajazidas do pré-sal despertam cada vez mais a cobiça internacional é um dos temas que serão debatidos no “II Seminário Estratégia Nacional de Defesa: Política Industrial e Tecnológica”, na próxima quinta-feira (15), no Auditório Nereu Ramos da  Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, presidida pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

O parlamentar destaca que o País precisa se preparar para lidar com esta nova realidade, aprofundando a discussão de projetos que garantam o aprimoramento da capacidade dissuasória das Forças Armadas brasileiras e assegurem a absorção de alta tecnologia pela indústria nacional de defesa.

Zarattini aponta como fator estratégico a aprovação, pelo Congresso, da Medida Provisória 544. A MP, relatada pelo deputado Carlinhos Almeida (PT-SP), é o primeiro item da pauta da Câmara para a próxima semana. A matéria estabelece normas especiais para contratações de produtos de sistemas de defesa e dispõe sobre regras de incentivo a essa área estratégica. Segundo Zarattini, além do estimulo ao setor, outro desafio é manter a previsibilidade no fluxo de investimentos e de recursos para a área.

O seminário será aberto pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e terá a participação dos ministros da Defesa, Celso Amorim, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, de oficiais das forças armadas, de especialistas e dos presidentes da Embraer, Luiz Carlos Aguiar, e da Odebrecht Defesa e Tecnologia, Roberto Simões.

O seminário realizado pela Frente Parlamentar de Defesa Nacional da Câmara tem também o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde). Conforme lembra Zarattini, a Frente surgiu a partir da decisão do governo Lula de criar a Estratégia Nacional da Defesa e tem como  objetivo apoiar sua implementação. Funcionou na legislatura passada e agora foi relançada. “Visa a aproximar a sociedade brasileira do tema da defesa, levando a ideia do desenvolvimento tecnológico civil e militar”,esclarece.

Veja a programação completa do evento:

PROGRAMAÇÃO

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também