Projetos do pré-sal começam a ser debatidos na Câmara

Plata-D-1As quatro comissões especiais que analisam os projetos do Executivo que instituem o marco regulatório para a exploração do petróleo na área do pré-sal dão inicio nesta semana a um ciclo de audiências públicas para debater o tema.

Na quarta-feira, ao meio -dia, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, vai falar sobre a questão do regime de partilha, com os integrantes da comissão presidida pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

A reunião será no auditório da TV Câmara. Antes, na terça-feira, deverá haver outra audiência pública, mas os nomes só serão divulgados no final da tarde de hoje (25).

A comissão especial que analisa a criação do Fundo Social, cujo relator é o deputado Antonio Palocci (PT-SP), promove uma audiência pública também na terça-feira (29), para tratar da aplicação dos recursos oriundos do pré-sal no aprimoramento do sistema educacional do Pais. Foram convidados o ministro da Educação, Fernando Haddad, o ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, e os pesquisadores em educação Cláudio de Moura Castro e Marcelo Neri. A audiência está marcada para as 14 h, em plenário a definir.

O deputado Luiz Alberto (PT-BA), que propôs o convite aos ministros, disse que o debate propiciará uma avaliação clara do impacto que as riquezas do petróleo do pré-sal poderão ter na implementação de programas educacionais de qualidade. O projeto que cria o Fundo Social propõe que este seja uma fonte regular de recursos para as áreas de combate à pobreza, desenvolvimento da educação, da cultura, da ciência e tecnologia e da sustentabilidade ambiental.

No roteiro definido pela comissão presidida por Chinaglia, incluíram-se, entre outros, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o físico José Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás, e João Carlos De Luca, presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), que representa as empresas multinacionais de petróleo. Segundo Chinaglia, a ideia é ouvir representantes de todos os segmentos, prós e contrários ao regime de partilha sugerido pelo governo. Além de empresários, também vão participar dos debates petroleiros e engenheiros da área.

Na expectativa do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), autor do projeto de lei 2502/07, ao qual foi apensada a proposta do governo, nesta semana começam a ser definidos os rumos de uma discussão que deverá manter a estrutura central do novo marco proposto pelo Executivo. Ele frisou que o sistema de partilha, no qual a empresa é ressarcida nos custos da atividade e divide o que é produzido com o poder público, quem sai ganhando é o interesse nacional. O modelo atual de concessão, herdado de FHC, “favorece apenas as multinacionais e o grande capital”, disse Valverde.

Há ainda as comissões sobre a criação da estatal Petro-Sal e a capitalização da Petrobras. Os trabalhos das quatro comissões devem ser finalizados até o começo de novembro. Os quatro projetos enviados pelo governo sobre o pré-sal devem ser votados em plenário no dia 10 de novembro, conforme acordo de líderes firmado com aval do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100