Deputados enaltecem gestão democrática e participativa do líder Paulo Teixeira

pauloliderInúmeros deputados e deputadas enalteceram a gestão democrática e participativa do líder Paulo Teixeira (PT-SP) à frente da bancada petista na Câmara. Teixeira foi sucedido nesta terça-feira (7), pelo deputado Jilmar Tatto (SP), que comandará a bancada em 2012.

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) elogiou o “espírito democrático” de Paulo Teixeira. “O líder teve um desempenho muito positivo e conseguiu garantir o funcionamento permanente do fórum da bancada, o que dá segurança que a democracia interna esteve garantida esse tempo todo. Foi uma grande alegria termos um líder com esse grau de consciência democrática”, disse Berzoini.

Para o deputado Luiz Couto (PT-PB), além de ter garantido espaço para todos os colegas de bancada apresentarem suas propostas e demandas, Teixeira se destacou pela forma como tratou seus pares.

“Foi um mandato excelente, marcado pelo diálogo com todas as tendências do partido, mas que também se destacou pela humanização das relações entre os parlamentares. Foi um modelo de como deve agir um líder e espero que o novo líder continue e avance com esse trabalho”, afirmou o parlamentar paraibano.

Já o deputado Décio Lima (PT-SC) vinculou a gestão de Paulo Teixeira ao “excelente ano legislativo” e do governo federal. “Tivemos um ano bastante positivo, no qual a presidenta Dilma chegou a patamares de aprovação popular nunca alcançados por outro presidente, processo do qual a bancada do PT foi agente de influência extraordinária. E é nesse contexto que a liderança do deputado Paulo Teixeira se encontra, com um trabalho incansável que proporcionou grande sinergia entre a bancada e os interesses da sociedade e do governo”, avaliou Décio Lima.

Opinião semelhante à do catarinense teve o deputado Fernando Marroni (PT-RS). “Tivemos um ano bastante exitoso e isso se deveu muito à liderança do PT. O sucesso do ano legislativo de 2011 se deve muito à liderança do PT e do deputado Paulo Teixeira”, disse Marroni.

Unidade – Um dos pontos fortes da gestão de Paulo Teixeira mais citados pelos petistas foi a unidade da bancada em 2011. “Sempre há turbulências, mas nesses raros momentos ele soube como agir e conseguiu manter a unidade da bancada, que é a nossa maior força”, afirmou o deputado Emiliano José (PT-BA).

“Paulo Teixeira teve um grande mandato como líder do PT. Ele conseguiu unir a bancada e dar oportunidade aos deputados que queriam se dedicar a uma determinada causa ou comissão. Poucas vezes a bancada teve uma liderança tão atuante, competente e democrática quanto essa gestão”, elogiou o deputado Artur Bruno (PT-CE).

“Foi um líder que unificou a bancada, que fez uma gestão muito democrática e coesa, cuja maior prova disso é o processo que resultou na escolha do sucessor dele, que ocorreu através de um acordo que garantiu e fortaleceu a nossa unidade”, enfatizou o deputado Valmir Assunção (PT-BA).

O deputado Marcon (PT-RS) partilha desse entendimento, mas fez uma observação crítica. “Foi um líder de bastante diálogo, que sempre se esforçou para buscar o entendimento interno da bancada. Faltou uma cobrança mais clara de algumas bandeiras históricas do PT, especialmente das questões de direitos humanos, como a luta pela reforma agrária, a luta dos povos quilombolas e indígenas, entre outras, mas tenho uma avaliação muito positiva da gestão do líder Paulo Teixeira”, ponderou Marcon.

A tensão vivida em momentos anteriores, superada na gestão de Paulo Teixeira, foi lembrada pelo deputado Odair Cunha (PT-MG). “Foi uma gestão muito participativa, que conduziu a bancada do PT à unidade interna. Vínhamos de uma disputa intensa no final de 2010 e terminamos 2011 com uma bancada fortemente unida”, frisou Cunha.

Apoiador da bancada feminina – As deputadas Janete Rocha Pietá (PT-SP) e Marina Sant’Anna (PT-GO) atestaram o apoio de Paulo Teixeira às reivindicações femininas. “Foi um líder que manteve a unidade da bancada de uma forma plural e soube construir uma metodologia que, a meu ver, não pode sofrer reversão nessa bancada. A democracia, a transparência e a construção de mecanismos de participação foram fundamentais, bem como a sua forma de conduzir os debates. Tivemos sempre o seu apoio e solidariedade às demandas femininas e, sem dúvida, ele fortaleceu o empoderamento das mulheres no Parlamento”, garantiu Janete Rocha Pietá, coordenadora da Bancada Feminina.

“Conheço o Paulo Teixeira há muitos anos, como militante do PT e dos movimentos sociais. Chegar a esta Casa para exercer o meu primeiro mandato e trabalhar sob a sua liderança foi uma grata surpresa. Ele possui uma capacidade muito grande de dedicação, de articulação, de trato gentil com os colegas. Ele representou muito bem, de forma honrada, o nosso partido, e sempre apoiou as demandas da bancada feminina”, declarou Marina Sant’Anna.

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) destacou qualidades pessoais de Paulo Teixeira e o diálogo direto promovido entre o governo e a bancada. “O deputado Paulo Teixeira teve, na condição de líder, uma postura de muita humildade, simpatia, em diálogo permanente com todos os deputados, sempre muito acessível e disposto a ouvir e a orientar os que chegaram para o seu primeiro ano de mandato. Vale destacar também o fato de quase todo o ministério do governo Dilma ter vindo aqui para dialogar conosco. Foi um ano muito positivo e acredito que o novo líder também terá condições de obter tantos êxitos como em 2011”, avaliou Zeca Dirceu.

Outro parlamentar iniciante que elogiou Paulo Teixeira foi o deputado Ronaldo Zulke (PT-RS). “Sou deputado de primeiro mandato e, pelas informações que obtive junto aos meus colegas, o deputado Paulo Teixeira conseguiu retomar uma tradição que existia na bancada do PT, de debater profundamente os principais temas da pauta legislativa. Ele soube conduzir esse debate e construir as posições do PT com serenidade e com firmeza política. Foi uma gestão muito boa, que se encerra com chave de ouro, ao construir esse grande acordo para os próximos dois anos da Liderança”, disse Zulke.

“Método Paulo Teixeira” – O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) destacou o modo descentralizado com que Paulo Teixeira conduziu a liderança. “O líder teve uma condução muito democrática, que valorizou a discussão e a decisão coletiva. Foi uma gestão descentralizadora, aberta e transparente. Não nos importa quem será o novo líder, mas sim que o novo líder continue praticando o ‘método Paulo Teixeira’ e o aperfeiçoe”, falou Amauri.

Desejo semelhante – de aperfeiçoamento da gestão da Liderança – tem o deputado Padre Ton (PT-RO). “Foi muito bom conviver com o líder Paulo Teixeira e espero que o novo líder possa não apenas dar continuidade ao seu belíssimo trabalho, mas também transcender e ampliar essa forma harmoniosa de trabalhar, escutando e dando espaço a cada um dos integrantes da bancada”, afirmou Padre Ton.

Já o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) citou o desafio de garantir sustentação ao governo e manter o espírito propositivo e crítico da bancada. “Desde o início do governo Lula a bancada vem aprendendo a ser governo e, ao mesmo tempo, manter a sua característica propositiva. A gestão do deputado Paulo Teixeira resgatou muito essa capacidade da bancada se transformar num grande espaço de debate. A marca da gestão foi exatamente essa, a da participação, e o saldo é bastante positivo”, asseverou Pimenta.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também