Petistas elogiam crescimento industrial regional e destacam apoio do Governo

economiazonafrancaOs deputados Francisco Praciano (PT-AM) e Fernando Marroni (PT- RS) elogiaram o crescimento da produção industrial regional, ocorrido em nove dos 14 estados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2011. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física-Regional foram divulgados nesta terça-feira (7).

A maior alta foi registrada no Paraná, com 7% de crescimento. Outros estados também cresceram acima da média nacional de 0,3%: Espírito Santo (6,8%), Goiás (6,2%), Amazonas (4%), Pará (2,7%) e Rio Grande do Sul (2%). Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram um crescimento de 0,3% e São Paulo, 0,2%.

Na avaliação de Praciano e Marroni, o crescimento de 4% e 2% na produção industrial regional de seus estados – Amazonas e Rio Grande do Sul – é fruto da política econômica implementada pelos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

“A Zona Franca de Manaus só cresceu no governo do PT. O modelo da zona Franca tem 45 anos e produz US$ 40 bilhões de dólares por ano. Precisamos, no entanto, redefinir o modelo de desenvolvimento da região, ampliar o mercado para que possamos competir com a China e melhorar a infraestrutura da região, que não tem aeroporto e um porto compatível com o seu crescimento e faturamento”, afirmou Francisco Praciano.

Além do esforço que o País tem feito para superar a crise econômica mundial, com a geração de emprego e a distribuição de renda, Fernando Marroni citou a gestão do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro que “tem estabelecido uma relação cada vez mais próxima com o governo federal, o que tem ajudado e muito o estado.”

A Pesquisa apontou ainda a falta de crescimento industrial no estado de Pernambuco nos anos de 2010 e 2011. Os estados que tiveram queda na produção foram: Bahia (-4,4%), Santa Catarina (-5,1%) e o Ceará (-11,7%). A Região Nordeste também teve resultado negativo: -4,7%.

Ivana Figueiredo com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também