Fórum Social Mundial se inicia hoje na resistência aos retrocessos

Com o tema “Resistir é criar, resistir é transformar”, os organizadores do 13º Fórum Social Mundial que acontece em Salvador (BA), dos dias 13 a 17 de março – apontam a resistência como alternativa para enfrentar a onda de retrocessos, de ações antinacionais, agendas recessivas e ultraliberais de governantes não compromissados com as causas sociais e humanitárias. Essa construção se dará a partir de diálogos, debates, reflexões e troca de ideias e experiências entre representantes da sociedade civil, movimentos sociais e ONGs brasileiras, e de países como França, Alemanha, Canadá, Senegal, Marrocos, Finlândia, entre outros que já confirmaram presença ao evento.

Além de o tema que envolve culturas de resistências, serão debatidos também democracia, direitos humanos, democratização da economia, feminismo e luta das mulheres, desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental.

A expectativa dos organizadores é de reunir mais de 60 mil pessoas na 13º edição do FSM, as quais serão recebidas pelo governador da Bahia, o petista Rui Costa. Os participantes também terão a oportunidade de compartilhar momentos com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, considerado o melhor presidente que o Brasil já teve. A presença do ex-presidente está confirmada para o dia 14 de março.

Também participarão do Fórum, o ex-presidente paraguaio, Fernando Lugo; a presidente da Fundação Franz Fanon, Mireille Fanon Mendes France; a Yalorixá Makota Valdina; a presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), Lorena Peña; o filósofo do Congo, Godefroid Ka Mana Kangudie, entre outros.

MEMÓRIA
“Um outro mundo é possível”
O primeiro FSM ocorreu em 2001, em Porto Alegre (RS), cidade que foi governada quatro vezes consecutivas por petistas. A capital gaúcha adotara, à época, um modelo de gestão que primava pela participação popular por meio do Orçamento Participativo, uma das bandeiras das administrações petistas, reconhecida internacionalmente.
A eficiência do modo petista de governar foi conhecida por mais de 20 mil pessoas de 117 países que acreditavam que “Um outro mundo é possível”, lema do primeiro FSM. De lá para cá, outros encontros foram realizados e todos com o mesmo objetivo: encontrar caminhos que permitam reflexão e enfrentamento ao modelo econômico, social, político e cultural excludente, globalizante e imperialista que permeia a sociedade nos quatro cantos do mundo.

O propósito original do FSM é o de se contrapor às políticas neoliberais do Fórum Econômico Mundial (FEM), que se realizava anualmente em Davos, na Suíça. Esse objetivo continua latente nas ações de homens e mulheres de maneira individual ou associados em movimentos sociais, comunitários, em organizações não governamentais ou na sociedade civil que lutam e sonham com um Brasil e um outro mundo possível.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100