Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura, filia-se ao PT no Dia de Iemanjá

jucaferreiraculturaO sociólogo Juca Ferreira, ex-Ministro da Cultura no governo do presidente Lula, anunciou na semana passada sua filiação ao PT da Bahia. O ato de filiação ocorrerá na quinta-feira (2), em Salvador (BA), data em que é celebrado o Dia de Iemanjá.

O ex-ministro deixou o PV no final de 2010, em meio a divergências com o partido que ajudou a fundar. “Conversei com o ex-presidente Lula e cheguei à conclusão que minha contribuição política deveria seguir adiante no PT. Minha proximidade com o PT é antiga, antes mesmo de participar do governo Lula. Enquanto fui dirigente do PV na Bahia, éramos parte de uma frente democrática e de esquerda. Posteriormente, meu trabalho e de Gilberto Gil no ministério tem uma identidade profunda com o projeto liderado por Lula e que tem no PT o seu principal partido”, disse o ex-ministro.

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), comemorou o anúncio. “É uma filiação muito bem vinda. Como ministro, Juca Ferreira teve uma gestão excelente e implantou programas muito avançados na área de cultura, inclusive implementando ideias defendidas historicamente pelo PT”, celebrou o líder.

O deputado Emiliano José (PT-BA), outro que saúda a chegada de Ferreira ao PT, revelou que já havia feito este convite há algum tempo. “Já tinha dito que o lugar dele é no PT e que ele deveria se juntar ao nosso partido. Trata-se de um grande quadro da esquerda brasileira, com uma visão ampla e contemporânea do processo histórico, com uma sólida formação intelectual e uma tradição de luta muito grande, de quem participou da luta contra a ditadura, viveu no exílio e voltou com uma leitura de mundo na qual a cultura ocupa um papel de relevo na luta política. Ao lado de Gilberto Gil, no ministério da Cultura, promoveu um extraordinário diálogo com o povo brasileiro através dos pontos de cultura e de outros programas, e difundiu a noção da cultura como um direito de todos. É com grande carinho que o recebemos neste momento”, afirmou Emiliano José, que conviveu bastante com Juca Ferreira quando ambos exerceram o mandato parlamentar na Câmara Municipal de Salvador, em meados na década de 1990.

Para outro baiano, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), a filiação do ex-ministro é motivo de grande alegria. “Juca sempre teve um pé dentro do PT. Sempre foi aliado e é uma referência na cultura e no meio ambiente. Ajudou a construir e a consolidar as políticas de cultura do governo Lula, possui experiência parlamentar, tem boa relação com todas as correntes do partido e certamente vai fortalecer nossos quadros. Será muito bem vindo!”, frisou Teixeira.
 
A data do ato de filiação – o Dia de Iemanjá – foi escolhida pelo simbolismo que representa para a cultura brasileira. Enquanto ministro e secretário de meio ambiente de Salvador, promoveu o reconhecimento e preservação de muitos terreiros de candomblé na capital baiana, criando laços afetivos profundos com os povos de santo na Bahia e de todo o Brasil.
 
Juca recorda o trabalho realizado no MinC, que suscitou polêmica e debates apaixonados em todo o Brasil: “Transformamos um Ministério antes irrelevante em um irradiador de apoios. Abrimos políticas públicas inovadoras, como os pontos de cultura, sensibilizamos artistas e produtores para a necessidade de construção dos novos marcos legais para a cultura brasileira, como a reforma da Lei Rouanet, a reforma do Direito Autoral, o Sistema e o Plano Nacional de Cultura”, lembrou o ex-ministro.

“Conseguimos ampliar a compreensão e expectativa da sociedade brasileira em relação ao papel da cultura no projeto de país, por meio do diálogo e de consultas. Por isso o caminho natural é continuar como parte desse projeto nacional e ajudando aos que constroem o PT, o partido que está à frente das importantes transformações sociais que o Brasil vive”, acrescentou Ferreira.

Atualmente vivendo em Madrid, Juca Ferreira irá a Salvador especialmente para assinar a filiação, em ato que também vai comemorar os 32 anos de fundação do PT.

Programação – A festa terá início às 10h, na sede do partido, no bairro Rio Vermelho. Às 14h será realizado um cortejo para a entrega dos presentes às embarcações que levarão as oferendas ao mar.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também