Petistas cobram ajuda a municípios atingidos pelas chuvas em Minas

enchente MGOs deputados petistas Reginaldo Lopes, Miguel Correa e Gabriel Guimarães, todos de Minas Gerais, reuniram-se nesta quarta-feira (25) em Brasília com autoridades do governo federal, para apresentar as demandas de municípios mineiros afetados pelas chuvas e cobrar solução para os problemas.

 

Os deputados Reginaldo Lopes, presidente do PT de Minas, e Miguel Correa, Ouvidor-Geral da Câmara, junto com representantes da bancada mineira de apoio ao governo Dilma Rousseff no Congresso, entregaram aos ministros das Cidades, Mário Negromonte, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra, um levantamento com prejuízos materiais causados pelas chuvas. Segundo o documento, Minas Gerais vai precisar de pelo menos R$ 1 bilhão para restauração e reconstrução do que foi danificado.

De acordo com Reginaldo Lopes, o governo federal já está fazendo a sua parte. “Por determinação da presidenta Dilma, o governo já liberou 30 milhões em recursos para compras emergenciais, de alimentos a produtos de higiene pessoal, por meio do cartão da Defesa Civil. Outra ação é a reconstrução de áreas destruídas e a realização de obras de prevenção, em encostas, pontes, estradas e casas, por exemplo. Para esses casos, já foram liberados 200 milhões”, destacou. Lopes ressaltou que o governo de Minas e os governos dos municípios também devem contribuir com a liberação de recursos.

No caso de moradores que tiveram as casas totalmente destruídas, Lopes disse que a reconstrução vai ocorrer por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal. O deputado afirmou ainda que o governo estuda um programa voltado à compra de material de construção para a reforma de residências afetadas pelas chuvas. Segundo Reginaldo Lopes, duas mil casas foram destruídas e outras 20 mil ficaram danificadas em todo o estado.

Sob a liderança do deputado Gabriel Guimarães, representantes de vários municípios foram recebidos pelo secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro. No encontro, mais de 20 representantes, entre prefeitos e secretários municipais, apresentaram um relatório com os custos dos danos e também receberam instruções de técnicos do ministério sobre os procedimentos de liberação de recursos.

Informações da Defesa Civil de Minas Gerais apontam que, dos 246 municípios afetados pelas chuvas, 196 municípios ainda estão em situação de emergência. Estão desalojadas no estado 68.277 pessoas, e outras 6.138 desabrigadas. O número de óbitos chegou a 18. O total de habitantes do estado afetados pelas chuvas chega a quase 3,5 milhões. 

Héber Carvalho com Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também