Posse de ministros tem presença de Lula e é marcada pela emoção

mercadanteposseEm cerimônia prestigiada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, políticos, empresários e comunidade acadêmica, a presidenta Dilma Rousseff deu posse nesta terça-feira (24) aos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marco Antônio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação). O evento, que também marcou a despedida do ex-ministro Fernando Haddad, contou com a presença do líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP) e de vários deputados petistas. Haddad deixou o Ministério da Educação para disputar a prefeitura de São Paulo.

Emocionada, Dilma fez questão de destacar que era “um enorme prazer” receber o  ex-presidente Lula no Palácio do Planalto – foi a primeira visita de Lula desde que concluiu o seu mandato. “Temos que reconhecer de público que a estratégia de democratizar o acesso à educação foi do senhor”, acrescentou Dilma. Ela lembrou ainda que Lula mudou a qualidade do ensino no Brasil. “Uma educação que sempre foi excludente no País, deu um salto de qualidade no governo Lula, com a universalização do acesso desde a pré-escola até a universidade e com a qualificação e valorização dos professores”.

Dilma Rousseff  enfatizou ainda que o governo Lula mudou a qualidade do desenvolvimento econômico do Brasil. “Não se considerava estratégia de desenvolvimento tirar as pessoas da miséria ou eliminar a diferença de renda que tornava o Brasil um dos países mais desiguais do mundo. E nós tínhamos que dar conta de outro desafio: elevar o nível de conhecimento da nossa população.”

A presidenta afirmou que a união entre educação, ciência, tecnologia e inovação vai transformar o Brasil. “A construção do futuro passa pela ampliação das oportunidades, da qualidade da educação, da capacidade de produzir ciência e tecnologia e de inovar”, disse.

União – Para os deputados petistas que prestigiaram a posse dos novos ministros é fundamental a estratégia anunciada pela presidenta Dilma de unir educação com ciência e tecnologia. “Essa confirmação do casamento da ciência com a educação como uma política estratégica de governo é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do País”, afirmou o deputado Newton Lima (PT-SP).

O deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder do governo na Câmara, enfatizou que a mudança do comando das duas pastas não representa alteração no rumo dos projetos em andamento. “Temos certeza de que haverá continuidade. A educação vai continuar caminhando ao lado da ciência e da tecnologia. Assim conseguiremos avançar ainda mais na consolidação do Brasil como um país que tem uma educação de qualidade para todos”, afirmou.

Segundo a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), a perspectiva agora é avançar em todas as ações implementadas nas áreas da educação e da ciência e tecnologia até hoje. “Ainda temos muitos desafios, e os ministros Mercadante e Raupp, sem dúvida alguma,  vão acelerar todo esse processo, promovendo novas conquistas a partir de um legado que começou com o presidente Lula”.

Despedida – No discurso de despedida, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad afirmou que o maior legado do governo do ex-presidente Lula foi ter ampliado o acesso à educação. No governo da presidenta Dilma, acrescentou, avançar é o caminho. “Nós temos que garantir a todos os brasileiros, indistintamente, o direito a um passo a mais na educação”, afirmou.

Fernando Haddad  enfatizou ainda que com Lula ou Dilma, a educação nunca foi tratada como tema econômico. E antes de entregar o cargo ao ministro Aloizio Mercadante, fez uma confissão. “Deixo o ministério relutante, porque é um ministério apaixonante, que empolga qualquer pessoa. Deixo na mão de uma pessoa da mais alta qualificação técnica e política. Sob sua condução, eu tenho certeza que a educação vai avançar muito mais”, disse.

Em seu discurso, Mercadante, emocionado, fez um agradecimento ao ex-presidente Lula.  “Tem um significado muito especial a sua presença hoje (Lula). Nós começamos juntos quando este projeto era apenas um sonho. O senhor plantou semente por esse Brasil inteiro. Semente de esperança, de dignidade do povo”, disse. Mercadante disse ainda que era difícil despedir do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Mas estou empolgado com a nova missão, sei da responsabilidade e do papel decisivo e estratégico que  a educação tem”. E acrescentou: “Um país rico é aquele que tem educação universal e de qualidade. Esse é o meu desafio”.  

Já o discurso de Raupp foi mais técnico. Ele disse que irá buscar resultados no campo da ciência e tecnologia, que classificou como um eixo estruturante do desenvolvimento. Não venho aqui para inventar a roda. Meu dever é fazer a roda girar em ritmo acelerado” afirmou.

Vânia Rodrigues
  

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também