Fórum Social de 2012 discutirá crise no capitalismo e agendas social e ambiental

forum social_mundialComeça na próxima terça-feira (24) o Fórum Social Mundial de 2012, que terá como tema a “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. Conforme tem ocorrido nas últimas edições, o Fórum deste ano será temático e descentralizado e vai acontecer entre os dias 24 a 28 de janeiro nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

 

Ainda não confirmada, a presença da presidenta Dilma Rousseff é aguardada pelos organizadores do evento. Os deputados petistas Fernando Marroni (RS) e Dr. Rosinha (PR) se mostram otimistas com os resultados do evento.

“Acredito que neste grande evento internacional, realizado com apoio dos governos do Rio Grande do Sul e federal, o Brasil tem experiências exitosas a compartilhar com os participantes do Fórum. Durante o governo Lula e, agora, com a presidenta Dilma, nosso país tem acumulado vitórias na redução da fome e da miséria e, ao mesmo tempo, distribui renda, gera empregos e luta pela preservação do meio ambiente”, destacou Marroni. De acordo com o parlamentar, esses avanços só ocorreram porque o país se afastou dos caminhos da política neoliberal.

Para o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), um dos principais desafios do encontro é apresentar propostas que viabilizem um novo modelo de desenvolvimento para o mundo. “Essa crise atual do capitalismo não é apenas uma crise do capital mas, sim, do modelo de desenvolvimento que o mundo tem adotado nas últimas décadas. O grande desafio deste encontro é apresentar soluções que levem o mundo a adotar um novo modelo de desenvolvimento que seja mais justo, solidário e sustentável”, explicou Rosinha.

Um dos objetivos do Fórum Social Temático (FST) é debater propostas que serão apresentadas na Cúpula dos Povos, reunião alternativa à Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro. Com isso, os participantes querem oferecer opções à crise capitalista, que atinge principalmente a Europa e apresentar soluções que viabilizem uma política de justiça social no mundo, além de construir alternativas às propostas que serão apresentadas pelos governos durante a Rio+20.

Entre outras atividades, o FST também irá debater temas como educação, ciência e tecnologia, comunicação e culturas digitais, desenvolvimento e diplomacia internacional, finanças e economia sustentável e juventude. Os organizadores esperam a presença de 40 a 50 mil pessoas de vários países do mundo.

Definição – Segundo a Carta de Princípios do FSM, o evento é um espaço de debate democrático de ideias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas e troca de experiências. O objetivo é articular os movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.

Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, também em Porto Alegre, o FSM se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.

Participação- Entre as várias maneiras de participar do FST 2012, está a presença nas ‘atividades autogestionadas’ (oficinas) ou atuando como voluntário. Nestes casos, basta preencher o formulário no site www.fstematico2012.org.br e aguardar o contato da equipe organizadora.

No caso da simples participação, o interessado deve pagar uma taxa de R$ 20,00 e se inscrever no site. Para ajudar na operacionalização de um dos Grupos de Trabalho, o interessado deve entrar em contato pelo site do FST, ou pelo telefone: (51) 3212- 1680.

O acompanhamento virtual dos Grupos Temáticos também pode ser realizado pela internet, por meio do site www.dialogos2012.org. No mesmo endereço, é possível realizar a inscrição para fazer parte de um dos grupos ou criar novos grupos de discussão.

Héber Carvalho com Portal do FSM

Ouça o deputado Fernando Marroni (PT-RS) na Rádio PT

http://www.informes.org.br/radio/120123-materia fernando marroni 2.mp3″ bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também