Petistas elogiam ampliação de vagas no ensino superior

fatima bezerra-25-10-10A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Educação e  Cultura  da  Câmara, e o deputado Waldenor  Pereira (PT-BA), coordenador do Núcleo de Educação do PT na Câmara, elogiaram as 300 mil vagas  que serão ofertadas para o ensino superior no primeiro semestre deste ano, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff no programa semanal de  rádio “Café com a Presidenta”, nesta segunda-feira (16). Além de destacar o papel do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), como importante instrumento de acesso ao Ensino Superior, a presidenta Dilma lembrou que, neste mês, o governo federal atingirá a marca de 1 milhão de vagas no ProUni, cujas inscrições ficarão abertas até a próxima quinta-feira (19). “Eu quero dar os meus parabéns aos jovens que foram selecionados  pelo Sisu. Quero também  parabenizar o ministro Fernando Haddad, responsável por essa grande realização. São 108 mil estudantes que conquistaram suas vagas, em 95 instituições públicas de Ensino Superior”, afirmou a presidenta.

Para a deputada Fátima Bezerra, o Prouni, o Enem e  o Sisu, consolidam-se como políticas públicas de inclusão social e democratização ao acesso da educação brasileira, com um alcance muito grande. “Tais iniciativas reforçam o perfil do PT que não se afasta do seu rumo: crescimento econômico, geração de renda, empregos e melhoria da qualidade da educação no País”, disse.

Waldenor Pereira ressaltou os esforços realizados na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma para garantir educação a todos os brasileiros.

“O Prouni, o Enem e o Sisu ampliam a participação da juventude na universidade. Uma forma democrática de inclusão de estudantes carentes e oriundos das escolas públicas, reduzindo a concorrência desleal com estudantes de melhor poder aquisitivo  para as universidades. Temos ainda o Programa “Ciência Sem Fronteiras” com o oferecimento de bolsas de estudos no exterior,  e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), imprescindível devido à carência de mão de obra no país”, destacou o parlamentar.

Durante o programa, Dilma Rousseff , lembrou, que no passado, muitos estudantes deixaram de prestar vestibular em universidades públicas por falta de recursos para o deslocamento até outros municípios.

“Com o Enem, este obstáculo deixa de existir. O exame foi aplicado em 1,6 mil cidades brasileiras, garantindo a participação de 1,7 milhão de candidatos e a aprovação de 108 mil estudantes”, destacou a presidenta.

Para os que não conseguiram uma vaga no Sisu ou no Prouni, a presidenta  destacou outras formas de acesso ao ensino superior, como o Financiamento Estudantil (Fies), que oferece crédito para custeio de até 100% da mensalidade, com juros de 3,4% ao ano.  O empréstimo começa a ser pago pelo estudante, um ano e meio após o término do curso, com  prazo para pagamento de três vezes a duração do curso, mais um ano.

Dilma Rousseff enfatizou também o débito com o Fies reduzido para os jovens que fizerem o curso de licenciatura ou medicina e trabalharem atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde, em locais em que há carência de médicos, ou optarem pelas aulas nas escolas públicas.
 
Ivana Figueiredo com Blog do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também