Dilma afirma que Brasil tem condições de superar o “crack”

cracolandiaA presidenta Dilma Rousseff reafirmou esta semana, durante o programa semanal “Conversa com a Presidenta”, a disposição do Brasil de enfrentar o consumo do crack e de outras drogas. “Temos consciência de que é um problema complexo e grave”, classificou Dilma. Em seguida, mostrou que a experiência do Brasil na superação de outras questões pode servir de exemplo para mais esse desafio. “Um país que consegue crescer reduzindo a desigualdade social, que levou mais de 40 milhões de pessoas para a classe média e está se tornando exemplo para outras nações, tem todas as condições de reduzir ao mínimo possível a ameaça representada pelas drogas”, afirmou.

Em dezembro do ano passado, o governo federal lançou o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, que prevê, entre outras medidas, o tratamento médico aos dependentes e ações de prevenção e enfrentamento ao tráfico de drogas, com investimentos de R$ 4 bilhões. O programa complementa as ações realizadas pelo Plano lançado em 2010, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além das verbas destinadas aos estados e municípios para a instalação de 2.462 leitos em enfermarias especializadas dos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde), Dilma Rousseff enfatizou a criação de 308 Consultórios de Rua próximos aos locais de maior concentração de usuários de crack, o funcionamento – 24 horas por dia – de 175 Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas, e a capacitação de 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares para a prevenção do uso de drogas em 42 mil escolas públicas.”Tudo isso será feito até 2014″, disse.

Na avaliação do presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), o plano para conter o avanço do consumo do crack é “moderno e corajoso”. “Precisamos, no entanto, da união de todos para garantir políticas de prevenção, tratamento, acolhimento, recuperação e reinserção social, senão fica difícil recuperar o dependente químico”, destacou o parlamentar.

O médico e deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que também integra o colegiado, elogiou a disposição efetiva do governo Dilma “de querer resolver um problema bastante complexo”. “Primeiro com a disponibilização de recursos, pois nada se resolve sem dinheiro. Importante ressaltar ainda a ampliação da fiscalização das fronteiras, os investimentos na repressão ao tráfico de drogas e as inovações na área de atendimento aos usuários do crack e de outras drogas, em parceria com as comunidades terapêuticas e as casas de passagem”, acrescentou o deputado.

Além do Plano de Enfrentamento ao Combate ao Crack, a presidenta Dilma Rousseff abordou, em seu programa semanal, as mudanças realizadas pelo governo no FIES; as ofertas de bolsas integrais e parciais no Programa Universidade para Todos (Prouni) e a distribuição pelo SUS das tiras reagentes para medir a glicose no sangue.

Ivana Figueiredo com blog do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também