Petistas elogiam governo por ampliar ajuda a localidades afetadas pelas chuvas

enchente_MGOs deputados petistas mineiros Gilmar Machado e Padre João destacaram, nesta terça-feira (10), o apoio demonstrado pela presidenta Dilma Rousseff aos municípios atingidos pelas chuvas, principalmente os de Minas Gerais. Segundo eles, essa iniciativa mostra o compromisso do governo no enfrentamento do problema.
“A presidenta age com correção e firmeza ao determinar o reforço na ajuda aos municípios afetados, principalmente, com a liberação de mais recursos, para que eles tenham melhores condições de enfrentar essa situação”, destacou Gilmar Machado.
Para o deputado Padre João, a ajuda do governo federal pode impulsionar o trabalho de apoio às vítimas e de recuperação das cidades atingidas. “Algumas localidades foram totalmente destruídas, e somente com o apoio do governo federal, em uma ação conjunta com os estados e municípios atingidos, o sofrimento das pessoas que perderam tudo com as chuvas poderá ser minorado”, acrescentou Padre João.
Em reunião ontem (9), com seis ministros e o secretário Nacional de Defesa Civil, a presidenta determinou que as ações dos centros de monitoramento de operação (postos avançados de integração das defesas civis municipais, estaduais e federal) nos estados sejam reforçadas a partir da criação da Força Nacional de Apoio Técnico de Emergência.
Dessa forma, o governo pretende articular de forma mais eficiente os diversos órgãos do governo federal, visando a efetivar medidas de prevenção e enfrentamento aos desastres naturais. Entre as ações previstas está o envio, em caráter emergencial, de 35 geólogos e 15 hidrólogos a Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, estados que têm enfrentado dificuldades.
Alerta – De acordo com o governo, as próximas 48 horas serão de grande risco para esses estados. “Serão 48 horas de mobilização muito intensa da Defesa Civil. Hoje há um alerta de risco alto para [as cidades mineiras] Belo Horizonte, Ouro Preto e Juiz de Fora. Foram 164 deslizamentos só em Ouro Preto. As cidades da Grande Vitória (ES) e os municípios da serra do Rio de Janeiro estão em alerta”, informou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante. Segundo ele, o governo já contabiliza 2,5 milhões de pessoas afetadas pelas chuvas.
Ações – O ministro informou que a presidenta solicitou que sejam tomadas as providências necessárias para que as populações das cidades em situação de emergência e de calamidade possam receber os benefícios de prestação continuada, e que o pagamento do Bolsa Família seja antecipado para as populações diretamente atingidas pelas chuvas. O governo já estuda também a liberação do Fundo de Garantida do Tempo de Serviço (FGTS) para a reconstrução de moradias destruídas pelas enchentes.
Participaram da reunião com a presidenta os ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante; da Integração, Fernando Bezerra; da Saúde, Alexandra Padilha; interino da Defesa, Enzo Peri; e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e os secretários de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do Ministério de Ciência e Tecnologia, e Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana Filho.
Héber Carvalho com Agência Brasil


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também