Luci Choinacki elogia campanha para estimular turismo doméstico

turismorioA deputada Luci Choinacki (PT-SC), que integra a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, elogiou nesta quinta-feira (5) a iniciativa do Ministério do Turismo de realizar uma campanha publicitária para orientar os turistas brasileiros que vão fazer cerca de 45 milhões de viagens domésticas até o final de fevereiro.

As recomendações estão reunidas no hotsite Viaje Legal [http://www.viajelegal.turismo.gov.br], onde é possível fazer download de um guia de bolso [http://www.viajelegal.turismo.gov.br/img/banner_guiadebolso.swf].

“Além de colaborar com a viagem de milhares de turistas, a campanha valoriza cada vez mais o turismo interno do país, que cresceu nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff. Com a autoestima elevada e melhor renda, o desejo de viajar aumentou em 2011, passando de 29,7% em 2010 para mais de 34%, no ano passado. E isso é um ótimo sinal”, destacou a petista.

Segundo a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTUR, Rosiane Rockenback, a campanha prevê a distribuição de 500 mil folhetos e a divulgação do hotsite Viaje Legal nos aeroportos, Centros de Atendimento ao Turista e rodoviárias das 27 capitais do país. “A informação é o principal recurso do turista para garantir seus direitos e evitar que pequenos imprevistos estraguem um momento tão esperado de descanso e lazer”, afirmou.

A campanha será veiculada ainda na rádio, internet, revistas e mídias segmentadas como taxidoor (adesivos itinerantes), telas multitouch (rede digital interativa nos aeroportos) e mídia digital out of home (publicidade em elevadores, supermercados, metrôs e ônibus). Nos estados litorâneos – Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro e Santa Catarina – onde a campanha acontece na alta temporada haverá reforços de ações na internet, segundo o Ministério.

Pesquisa – O Ministério do Turismo informou ainda que a Sondagem de Intenção de Viagem do Consumidor é realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas.  A pesquisa é feita com duas mil famílias nas sete principais regiões metropolitanas brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal, Salvador e Recife. A estimativa é que essas regiões respondam por cerca de 70% do fluxo emissivo do turismo brasileiro.

O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo projeções do Documento Referencial Turismo no Brasil 2011/2014, o turismo nacional poderá gerar dois milhões de empregos, além de uma entrada de R$ 8,9 bilhões em divisas internacionais e 73 milhões de desembarques domésticos durante a Copa do Mundo de 2014. O documento foi divulgado pelo ex-ministro Luiz Barreto, na reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), em 2010.

Ivana Figueiredo com Ministério do Turismo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também