Empresa de alimentos é multada por omitir presença de transgênicos

transgenicosO Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, multou nesta quinta-feira (5) a empresa Alimentos Zaeli Ltda. em R$ 548 mil por deixar de informar no rótulo do produto a existência de ingrediente transgênico em sua farinha de milho.

A fiscalização foi coordenada pelo DPDC com os Procons Estaduais do Mato Grosso, São Paulo e Bahia. Dentre os diversos produtos coletados pelos órgãos estaduais para análise, a Farinha de Milho – Fubá Fino Mimoso, fabricada pela Alimentos Zaeli Ltda., apresentou resultado positivo para a presença de transgênicos sem informar no rótulo do produto.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e com o decreto 4.680/2003, é obrigatório informar no rótulo do alimento a presença de mais de 1% de ingredientes transgênicos. Análise de laboratório confirmou a presença de 22% de milho geneticamente modificado.

O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) elogiou a ação do DPDC e defendeu o cumprimento da norma de rotulagem dos transgênicos. “Parabenizo esta medida do Ministério da Justiça, que é muito importante, é pedagógica, pois ajuda a população a se conscientizar e a exercer a sua cidadania, especialmente no caso de quem não deseja consumir alimentos transgênicos, por falta de segurança e confiança. Essa ação tem tudo a ver com o direito humano à alimentação adequada e precisamos estar atentos ao lobby que visa modificar e enfraquecer a legislação de rotulagem destes produtos”, afirmou Fonteles, que é o coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar no Congresso Nacional.

Nazareno Fonteles também criticou as empresas que não obedecem a legislação e destacou o papel do poder público e da população na fiscalização dos abusos do mercado.”As empresas deveriam dar o exemplo e respeitar a legislação. O Estado e a sociedade devem controlar o mercado e garantir que a vida e os direitos da população prevaleçam sobre a busca das empresas por lucro”, disse.

O valor da multa deverá ser depositado em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

Equipe Informes com Portal MJ

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também