Ministério abre cadastro para voluntários atuarem em desastres e calamidades

calamidadesO Ministério da Saúde abriu cadastro para voluntários que queiram se inscrever na Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados poderão ser convocados para atuar em situações emergenciais, que envolvam, por exemplo, desastres naturais e calamidades públicas.

O banco de voluntários será organizado pelo ministério, que poderá acionar os profissionais, conforme cada situação de emergência. O presidente do PT de Minas Gerais, deputado Reginaldo Lopes, elogiou a iniciativa.

“Essa medida irá ajudar no atendimento de vítimas por acidentes ou doenças, causadas por desastres ou calamidades, a exemplo do que está acontecendo atualmente em Minas Gerais, por conta das fortes chuvas”, afirmou Lopes. Segundo a Defesa Civil do estado, 109 municípios já foram afetados pelas chuvas, sendo que, em 53 deles, já foi decretado estado de emergência. Desde o início das chuvas, cinco pessoas morreram, e há quase 10 mil desalojadas ou desabrigadas. As regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro também sofrem com as chuvas.

Como forma de contribuir com os municípios afetados em Minas, o deputado Reginaldo Lopes lembrou que já solicitou uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. No encontro, prefeitos de municípios afetados vão apresentar um relato dos estragos causados, com o objetivo de elaborar um plano de reconstrução e de ajuda às famílias atingidas. Lopes defendeu a criação de um Fundo Nacional de Cobertura de Desastres e Calamidades Públicas para socorrer com mais agilidade os casos urgentes.

O parlamentar fez questão de ressaltar ainda a preocupação da presidenta Dilma Rousseff com a situação em várias regiões do País, principalmente em Minas Gerais. Além de oferecer ajuda, a presidenta também convocou das férias os ministros da Integração e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para cuidarem pessoalmente da questão.

Cadastro – Podem se cadastrar profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) – médicos intervencionistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores de veículos de urgência; profissionais de saúde dos hospitais universitários, dos institutos nacionais e da rede assistencial hospitalar federal, estadual e municipal.

Os candidatos que integrarem as equipes passarão por atividades de capacitação e processo de educação permanente obedecendo aos critérios definidos pelo ministério. Os interessados em participar devem preencher a ficha eletrônica de inscrição (http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=6928)

Héber Carvalho com ASCOM/MS

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também