Maria do Rosário está entre as 100 personalidades do ano, diz El País

Maria_do_Rosario_2Foto_-_ElA ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foi eleita no último sábado (31) uma das 100 personalidades do ano pelo jornal El País, da Espanha.

A escolha foi elogiada pela coordenadora da bancada feminina na Câmara, Janete Rocha Pietá (PT-SP), e pelo deputado Edson Santos (PT-RJ), que integra a Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

“A ministra fez um belo trabalho de articulação, principalmente na aprovação da Comissão Nacional da Verdade que vai apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, e no lançamento do primeiro selo Brasil Território Livre da Homofobia, no ano passado, em São Paulo. Espero que Maria do Rosário continue no Ministério e faça ainda mais em 2012 pelos direitos humanos”, disse Janete Pietá.

“A maneira como foi conduzida a votação da Comissão da Verdade, sem traumas, no Congresso Nacional e como foi sancionada a lei pela presidenta Dilma Rousseff, por si só, justificaria a indicação da ministra Maria do Rosário. Prêmio merecido também pela sua dedicação à causa dos direitos humanos, das crianças e dos adolescentes e das minorias”, afirmou Edson Santos.

O perfil de Maria do Rosário foi escrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele destacou a determinação e a atuação da ex-vereadora e deputada federal gaúcha, nos oito anos de seu governo, e atualmente como ministra dos Direitos Humanos, do governo Dilma.

“Ao longo desses anos, Maria do Rosário constituiu uma sólida carreira parlamentar sempre muito dedicada a causas nobres: os direitos humanos para todas as pessoas, em especial as mais necessitadas. Seu foco na defesa dos direitos da criança e do adolescente e contra todas as formas de discriminação fez dela uma parlamentar com atuação de destaque no Congresso Nacional. E como ministra tem demonstrado que os direitos humanos são para todos”, escreveu Lula.

Além da ministra brasileira, outras personalidades foram destacadas pelo jornal El País, entre elas, a presidenta argentina, Cristina Kirchner, o presidente peruano, Ollanta Humala, o goleiro da seleção espanhola, Iker Casillas, e o poeta chileno Nicanor Parra, ganhador do Prêmio Cervantes, em 2011.

Ivana Figueiredo com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também