Caderno especial sobre PNE é lançado por núcleo do PT

waldenor pereira D 2O líder da bancada do PT, Paulo Teixeira (SP), parlamentares do partido e representantes do Governo e do movimento social prestigiaram hoje (15), o lançamento do caderno especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), do Núcleo de Educação, Cultura e Desporto do PT no Congresso Nacional.

“Ficamos satisfeitos, inclusive, com a possibilidade de fazermos várias edições, conforme sinalizou o líder do PT”, afirmou o coordenador do núcleo, deputado Waldenor Pereira (foto – PT-BA).

O caderno do PNE homenageia o sociólogo e o deputado federal pelo PT, por duas vezes, Florestan Fernandes, falecido em 1995. Florestan foi o primeiro coordenador e editor do primeiro caderno no Núcleo. ” O esforço de Florestan Fernandes não foi em vão. Mantemos ativo o Núcleo de Educação, Cultura e Desporto do PT. Esse ano foi bem produtivo. Aprovamos o regimento interno do Núcleo, criamos uma página na internet, produzimos um documento sobre cada meta do Plano Nacional de Educação e o caderno temático. Temos trabalhado ainda para orientar as bancadas do PT na Câmara e no Senado sobre as matérias que tramitam no Congresso”, destacou.

O caderno temático apresenta 19 artigos escritos por vários deputados do PT, entre eles, a presidente da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra (RN) e os deputados Waldenor Pereira e Artur Bruno (CE), este último que preside a subcomissão especial para tratar da implementação do Piso Salarial Nacional da Educação nos estados. “Esse caderno especial tem um valor muito grande. Ele possibilita o conhecimento das metas e estratégias do PNE, que foi abordado por personalidades da educação.

O meu artigo retratou, por exemplo, o custo da educação de qualidade em todos os níveis de ensino. Com novas edições, o caderno do Plano Nacional de Educação pode chegar aos estados”, explicou Artur Bruno.

Dirigentes do movimento sindical vinculados à educação, entre eles a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) também deram sua contribuição no caderno do PNE.

O Plano Nacional de Educação tem sido tema de várias audiências públicas no país, e é relatado na Comissão Especial, pelo deputado Angelo Vanhoni (PR). A previsão é que o parecer seja apresentado e votado no colegiado em março de 2012.

Ivana Figueiredo

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também