Décio Lima elogia políticas de inclusão digital no Brasil

decio_limaO deputado Décio Lima (PT-SC) destacou, em plenário, a superação dos desafios a partir das políticas de Inclusão Digital no Brasil, estabelecidas nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o Programa Computador para Todos, do Projeto Cidadão Conectado , agora, no Governo Dilma Rousseff. Em sua avaliação, os investimentos do governo federal para democratizar a Internet nas escolas, e as ações do Ministério da Educação, através da Diretoria de Tecnologia do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) têm garantido inovações tecnológicas de infraestrutura, capacitação e conteúdos.

Para o deputado, o Programa Banda Larga nas Escolas é o programa de inclusão digital de maior capacidade e capilaridade. A estimativa do governo federal é atender 35 milhões de alunos até o final de 2011.

“Garantir o acesso à Internet, de forma rápida e eficaz é dar oportunidade a muitas crianças, adolescentes e jovens de se conectarem com o mundo, através da rede mundial de computadores”, afirmou.

O Programa Banda Larga nas Escolas atendeu 29,4 milhões de pessoas, no primeiro trimestre de 2011 e, atualmente, cerca de 60 mil instituições educacionais públicas em área urbana estão conectadas à Internet de alta velocidade, em laboratórios de informática.

O lançamento de portais de conteúdo e interação na Internet pelo MEC, em 2008, para a troca de experiências entre alunos, docentes e pesquisadores também foi destacado por Décio Lima.

“O Portal do Professor teve cerca de um milhão de acessos, em maio deste ano. O Banco Internacional de Objetos Educacionais recebe, em média, dois milhões de buscas a cada 30 dias, e tem mais de 13 mil objetos catalogados. O e-Proinfo tem beneficiado mais de 100 mil estudantes com multicursos e capacidade de gestão acadêmica. E o portal Domínio Público oferece obras literárias e músicas brasileiras à disposição dos estudantes”, disse.

O parlamentar lembrou ainda, que a meta do Ministério da Educação, no momento, é implementar os tablets e abrir o Portal do Aluno, cujo projeto-piloto está sendo testado em 300 escolas brasileiras.

“A presidenta Dilma Rousseff tem garantido às nossas crianças, adolescentes e jovens oportunidades de efetiva inclusão digital. Os investimentos em tecnologia e o acesso à Internet vão contribuir de forma determinante para o futuro da geração que estamos formando hoje”, concluiu.

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também