PT ampliou a transparência pública e o combate à corrupção

Pela primeira vez em sua história, o Brasil viu o combate a corrupção ser prioridade de um governo eleito democraticamente, a partir de 2003, quando Lula se tornou presidente da República.

A partir desse período, foram realizadas diversas ações que tornaram a gestão da coisa pública mais transparente, com informações mais acessíveis e que ampliaram o combate à corrupção. Essas iniciativas desmontam o discurso fácil daqueles que tentam iludir a população afirmando que o combate a corrupção iniciou recentemente.

Uma das principais ações dos governos do PT para combater a corrupção foi a criação, em 2003, da Controladoria Geral da União – órgão quase extinto, após o golpe, por Michel Temer.

Lula garantiu a estrutura adequada para fiscalizar a aplicação por estados, municípios e entidades da sociedade civil dos recursos federais transferidos, em articulação com diversos órgãos federais de combate à corrupção.

Também em 2003, foi criada a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, conhecida como ENCCLA. Essa é a principal rede de articulação que reunia periodicamente cerca de 50 órgãos e entidades públicas para debater, propor e elaborar propostas e projetos nessas áreas.

“Evidente que toda essa movimentação inovadora e reformadora na área do combate à corrupção e da transparência pública, chamou a atenção dos organismos e foros internacionais dedicados ao tema. Daí o protagonismo conquistado pelo Brasil, a partir dessa década, em instâncias como a ONU, a OCDE, o Banco Mundial, e tantos outros”, destaca o ex-ministro-chefe da CGU, Jorge Hage.

Também foi nos governos do PT que foram desenvolvidas políticas públicas que proporcionaram o fortalecimento e a autonomia de órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público, apesar de tais medidas gerarem alguns questionamentos em decorrência do desvirtuamento do papel das entidades.

O Portal da Transparência do governo federal, criado em 2004, pela CGU, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos rapidamente se tornou a principal ferramenta de atualização diária e de divulgação de todas as despesas de cada órgão do Governo, inclusive a remuneração de todos os agentes públicos.

Seu objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar. Em 2015, ultrapassou 1,3 milhão de acessos.

A corrupção é um fenômeno complexo para o qual não servem discursos moralistas e palavras de ordem, que simplificam e não alcançam o verdadeiro enfrentamento do problema.

Políticas consistentes para combater a corrupção respeitam o devido processo legal e o direito à ampla defesa. Falsas acusações aumentam a corrupção porque desviam o foco dos verdadeiros corruptos.

(PT no Senado – Rafael Noronha)

Imagem: Divulgação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo