A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (30), audiência pública que discutiu o futuro das universidades comunitárias e a necessidade da valorização dos trabalhadores dessas instituições. O debate deu-se por iniciativa do deputado Pedro Uczai (PT-SC) e contou com a participação de diversas entidades do setor da educação.
O deputado denunciou as dificuldades que as instituições enfrentam na busca de se construir uma relação financeira com o governo federal. “Quando ocorre a tentativa de participação nos editais, as instituições são aprovadas, mas no fim o governo não libera os recursos”, disse. O parlamentar lembrou que as universidades acumularam dívidas tributárias ao longo do tempo da adesão do PROIES – Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior – que tem como objetivo assegurar condições para a continuidade das atividades de entidades federais mantenedoras de ensino superior, por meio de recuperação tributária.
José Carlos, representante da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, explicou que o desafio para o futuro é garantir a autonomia universitária. “É importante a valorização e a formação dos professores, porque em nosso País já existem territórios onde não existem docentes de português e matemática, que são disciplinas indispensáveis”. Para ele, a dinâmica do financiamento estudantil precisa ser revigorada através do FIES como estratégia de expansão da educação superior.
Para Rodrigo Pereira, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da CONTEE, grande parte dos problemas que as instituições enfrentam é em função da administração. “ É assustador observar que 80% dos problemas das instituições comunitárias ocorrem pela falta de gestão, falta de democracia e transparência”, lamentou.
Segundo Adércia Hostin coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da CONTEE, é necessário resgatar o papel social das universidades. “ É preciso recuperar imediatamente a gestão transparente nas universidades comunitárias, e que sejam utilizados os recursos da melhor forma possível em prol da comunidade em que está inserida. Esse é o verdadeiro papel dessas instituições”, afirmou.
Layla Andrade, estagiária