Amauri exalta conquistas para a saúde, mas defende fortalecimento do SUS

Nesta quarta (23), o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) elogiou a atuação do governo federal na melhora da saúde pública brasileira nos últimos anos. No entanto, reforçou a necessidade do aumento de recursos para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

O SUS, segundo o parlamentar, é um dos maiores programas de saúde pública do mundo, beneficiando cerca de 130 milhões de pessoas. Ele apresentou dados comprovando o aumento significativo de recursos e políticas públicas voltadas à área desde o governo Lula.

Apesar dos avanços, Amauri destacou a necessidade de aumentar as fontes de financiamento. “Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) um sistema com cobertura como a do SUS demandaria investimentos correspondentes a 6,5% do PIB. Porém, somadas as três esferas (União, estados e municípios), chegam-se apenas a 3,7%”, afirmou.

O deputado citou propostas apresentadas por ele com o objetivo de aumentar os recursos destinados à saúde pública. Uma delas trata de contribuição sobre movimentações financeiras, que seriam compensadas com o imposto de renda. Amauri ainda propôs que parte dos recursos arrecadados com a tributação sobre o fumo e bebidas alcóolicas seja destinado ao SUS.

Agrotóxicos – Amauri também demonstrou preocupação quanto à questão da utilização de “venenos” nos campos brasileiros. O país é o primeiro colocado quanto à compra de agrotóxicos. “O fato de o Brasil ser um dos principais produtores rurais do mundo não justifica o uso indiscriminado dessas substâncias, que afetam a vida de consumidores e trabalhadores”, disse.

A aprovação hoje de relatório de subcomissão na Câmara Federal que trata sobre o tema também foi destacada pelo parlamentar. O relatório, de autoria do deputado Padre João (PT-MG), apresenta recomendações às autoridades competentes quanto à utilização de agrotóxicos.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também