Seminário Nacional aponta necessidade de expansão e fortalecimento das ferrovias

PedroUczai_Representantes dos setores ferroviário brasileiro, especialistas e lideranças políticas, debateram na terça-feira (22), em Brasília, o futuro das ferrovias brasileiras. O I Seminário Nacional “Desenvolvimento e Ferrovias”, promovido pela Frente Parlamentar das Ferrovias do Congresso Nacional, encerra uma série de seminários regionais, e pactua a necessidade de estabelecer a política nacional para expansão e definição de um novo modelo para setor.

No encontro o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, destacou que o governo tem atuado para garantir fortalecimento do modal ferroviário, que por décadas foi esquecido pelo poder público. “Por décadas deixamos de dispor do setor e hoje tentamos mudar isso. Hoje o governo federal tem clareza desses desafios e temos prioridades”, afirmou. Segundo o ministro, além da previsão de novos investimentos o Governo tem fortalecido a atuação da Valec, ampliando o papel da estatal na política de expansão da malha.

Para o presidente da Frente Parlamentar, deputado Pedro Uczai (PT-SC), é preciso estabelecer qual é a grande prioridade do país para as ferrovias. “Estou convencido que a Ferrovia Norte/Sul deve ser a principal obra ferroviária para o Brasil, servindo inclusive como mola propulsora para que outros projetos possam ser executados com maior viabilidade, já que ela vai ser a espinha dorsal deste modal”. A ferrovia vai cortar o país, saindo do estado do Maranhão indo até o Rio Grande do Sul.

Segundo Pedro Uczai é necessário discutir com urgência qual o futuro das ferrovias, e o modelo que deverá nortear o setor. “Precisamos avançar neste debate que é estratégico para o futuro do país. Qual é o modelo que queremos?”. Para ele, a ferrovia é um transporte mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável.

Ao final do Seminário, os presentes aprovaram a “Carta de Brasília”, com os apontamentos, avaliações e indicações para o setor ferroviário. No documento, aprovado pelo plenário, a necessidade de revisão nas concessões ferroviárias, a ampliação da malha, além de fortalecer o papel do Estado brasileiro, como responsável para manter e gerenciar o novo modelo de transporte por meio dos trilhos. Também deverão ser modernizadas as ferrovias, para que sejam viáveis para além do transporte de cargas, retomando o transporte de passageiros.

Assessoria Parlamentar

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