Câmara sedia seminário sobre Energias Renováveis

A Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) e Microgeração promove nesta terça-feira (31), na Câmara dos Deputados, o 3º Seminário Nacional Energias Renováveis e o Futuro das PCH’s e Centrais Geradoras Hidráulicas (CGH’s). A atividade começa a partir das 9h no auditório Nereu Ramos. Presidente da frente, o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) será um dos palestrantes do evento.

O seminário é formatado para discutir as questões inerentes às pequenas centrais elétricas e centrais geradoras hidráulicas. Dentre os temas que serão debatidos, destacam-se os desafios das PCH’s e CGH’s no Brasil, licenciamento ambiental e atuação dos ministérios públicos estaduais, bem como o debate sobre o novo modelo do setor elétrico.

Este ano, o evento é ainda mais importante diante do anúncio de privatização do setor elétrico feito pelo governo ilegítimo de Michel Temer. “Com a privatização o modelo de exploração do setor muda, o que ocasionará aumento no preço das tarifas, visto que a operação do sistema será orientada para o lucro e não para a universalização do fornecimento de energia elétrica”, alertou o deputado Pedro Uczai.

Outro ponto a ser discutido ao longo do seminário é o potencial de impacto local, tanto social quanto ambiental, das localidades onde estão instaladas as pequenas centrais geradoras de energia elétrica. “É preciso lembrar que esta é uma energia limpa, renovável e com baixo impacto, visto que não demanda grandes obras e lagos para a instalação deste tipo de usinas hidrelétricas”, explicou o parlamentar.

O seminário promete: nas mesas de debates, parlamentares, técnicos do Ministério de Minas e Energia, do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de pesquisadores e empresários do setor. “Defendemos uma política energética descentralizada, privilegiando o investimento local e o retorno deste investimento nas regiões onde as pequenas centrais estão instaladas; e temos potencial para expandir este modelo para o resto do País”, finalizou Uczai.

(AP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também