Trajetória de luta das mulheres ganha publicação; Pietá destaca importância

jan D 1Em uma concorrida cerimônia no Espaço Café da Câmara, foi lançado nesta terça-feira (22), o livro “Palavra de Mulher”.A publicação é uma coletânea que conta a trajetória de oito décadas do direito ao voto e do trabalho das parlamentares na Câmara dos Deputados.

Coordenadora da bancada feminina na Casa, a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), que sugeriu a publicação, destacou a importância do documento.

“Este livro representa a trajetória da luta política das mulheres na Câmara. Além disso, essa é uma obra aberta, ou seja, qualquer parlamentar poderá contribuir com novas informações, porque acreditamos que essa publicação terá outros volumes”, destacou a deputada.

Segundo Pietá, a ideia da elaboração do livro surgiu após a participação em um encontro de mulheres no Uruguai, quando a parlamentar encontrou dificuldade para levantar informações sobre a trajetória feminina no parlamento brasileiro.

Para a parlamentar, a publicação vai ajudar a traçar uma linha do tempo, que vai desde a conquista do direito ao voto pelas mulheres em 1932, e a eleição da primeira deputada, Carlota Queiroz, para a Assembleia Constituinte de 1933, até os dias atuais. Pietá lembra que a bancada feminina ainda luta pela aprovação de mais de 50 projetos de lei relativos à mulher que tramitam na Câmara.

Emocionada, a deputada agradeceu o apoio do presidente da Câmara, Marco Maia (PT), ao projeto, além do trabalho do Centro de Documentação, das Coordenações de Edições e de Relacionamento e Pesquisa, e do Departamento de Taquigrafia da Câmara.

Compareceram à cerimônia as deputadas petistas Benedita da Silva (RJ), Erika Kokay (DF), Fátima Bezerra (RN) e Luci Choinacki (SC) e a senadora Ana Rita (PT-ES). O líder da bancada do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), e os deputados Fernando Ferro (PE) e Fernando Marroni (RS), também prestigiaram o evento.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também