A ex-ministra da secretaria de Políticas para Mulheres no governo da presidenta Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci não terá mais que pagar indenização de 10 mil reais ao ator Alexandre Frota. A decisão favorável à Eleonora foi divulgada nesta terça-feira (24) em São Paulo. “Essa vitória é das mulheres brasileiras porque foi com elas que eu aprendi a lutar”, declarou emocionada na saída do Fórum.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) comemorou a decisão. Para ela, a vitória de Eleonora Menicucci representa “a vitória de todas as mulheres brasileiras que sofrem violência verbal, física, sexual, cotidianamente no nosso país. A vitória de Eleonora, agora sim, é a vitória da justiça e das mulheres! ”, comemorou Maria do Rosário.
Durante a audiência, ocorreu ato na praça João Mendes em solidariedade à ex-ministra. Ao chegar ao Fórum, Frota se envolveu em discussão com as manifestantes e tentou agredi-las fisicamente, segundo relatos nas redes sociais.
A condenação em primeira instância de Eleonora se baseou em crítica feita pela ex-ministra que condenou relato de Frota em programa de televisão em que o ator narra ter estuprado uma mãe de santo desmaiada.
Na ocasião, a ex-ministra criticou o conteúdo do relato e também o encontro entre Frota e o ministro da Educação, Mendonça Filho. “É um absurdo que uma pessoa que fez apologia ao estupro fosse ao ministro da Educação sugerir políticas para a nossa juventude”, reiterou seu ponto de vista à TVT após saber da decisão da juíza que a condenava por danos morais.
De acordo com Eleonora, a decisão desta terça-feira condenou o estupro e absolveu as mulheres brasileiras. “Essa luta saiu de mim. É da sociedade brasileira, das mulheres brasileiras. É uma luta pela democracia, em favor da justiça social, dos direitos humanos das mulheres”, enfatizou em vídeo nas redes sociais.
Ela se declarou honrada de aos 73 anos ter enfrentado dois golpes em nome do compromisso com a luta das mulheres brasileiras.
PT na Câmara com agências
Eleonora venceu! Mulheres venceram! Foi condenada a do estupro e +um dos canoas q a promovem. Vamos lutar como Eleonora, de cabeça erguida! pic.twitter.com/5yoGp0GgB8
— Maria do Rosário (@mariadorosario) October 24, 2017